Começou em Torres nesta quinta-feira, 17 de novembro, o maior evento de salvamento aquático do país, o Sobrasa Rescue. O evento ocorre até o dia 20 e é uma realização do Corpo de Bombeiros e Militar do Rio Grande do Sul com o apoio da Prefeitura de Torres. Na cerimônia de abertura, o prefeito Carlos Souza salientou a importância da iniciativa para a segurança da população, pedindo um minuto de silêncio em respeito aos que morreram por afogamento e também às vítimas da Covid-19 nesses últimos anos.
Os afogamentos são a causa de 5,7 mil mortes por ano no Brasil. É o que mostra os dados recentes do Boletim Epidemiológico divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Pensando em como prevenir esses acidentes, a Sobrasa em parceria com a DHL, principal empresa de logística do mundo, realiza o maior evento de salvamento aquático do Brasil: Sobrasa Rescue. A ação tem o objetivo de melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e principalmente a redução do número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.
Com a realização do Corpo de Bombeiros e Militar do Rio Grande do Sul e apoio da Prefeitura de Torres, a ação conta com provas de velocidade e salvamento em mar e piscina, nas categorias individual e em equipe. Nos quatro dias de evento, será possível acompanhar as provas nas seguintes categorias: Mar – aquathlon, salvamento com tubo de resgate, salvamento com pranchão e corrida à nadadeira. Piscina: 50m – carregando o manequim, 100m carregando o manequim, fazendo o uso de nadadeiras, 4x25m carregando o manequim e 4x50m Medley.
O evento faz parte da Semana Latino-americana de Prevenção ao Afogamento, que acontece paralelamente entre os dias 14 e 20 de novembro em todo o país e conta com ações de conscientização em escolas, academias de natação e praias como forma de enfrentar a epidemia de afogamentos no Brasil.
Participaram da abertura, o Comandante Geral dos Bombeiros no Rio Grande do Sul, Coronel Luiz Carlo Neves Soares Júnior; o deputado estadual de Santa Catarina, e por muitos anos presidente da Sobrasa, Coronel Mocelin; o presidente da Sobrasa, Coronel Fábio Braga; o vice-presidente da Sobrasa, Coronel da Reserva Joel Prates Pedroso e a representante da equipe de Salvamento Aguático da Argentina, Candela Bonaura; o presidente da Câmara Municipal, Rafael Silveira, entre outros. (FONTE – Prefeitura de Torres)