As 318,2 mil doses de Coronavac, que chegaram na manhã de quarta-feira (17) ao Rio Grande do Sul serão destinadas a idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas estavam sendo distribuídas nesta quinta-feira (18) e, conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, servirão para a primeira aplicação.
Para o Litoral Norte, 15.280 doses da Coronavac chegaram – sendo que para Torres serão destinadas 1150 doses, enquanto Arroio do Sal receberá 320 e Três Cachoeiras 280. “Aqueles (municípios) que já concluíram a vacinação de seus idosos na faixa etária definida e ainda restarem doses para esse grupo, podem abrir para a idade imediatamente anterior. Por exemplo, os municípios que já vacinaram todos os idosos de 73 anos ou mais podem começar a vacinar quem tem 72 anos”, exemplificou Arita.
Juntamente com essa remessa maior, outras 4 mil vacinas de uma remessa extra para a região (que teve grande aumento populacional com os turistas na alta temporada) e destinada para a segunda dose. A 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), responsável pela região Litoral Norte, informou que ainda será definido o número de doses dessa remessa extra para cada cidade.
Veja os grupos prioritários:
Todos os profissionais de saúde ainda não imunizados (completar 100% deste grupo)
Completar a vacinação de idosos de 75 anos ou mais
Ampliar para os idosos de 74 e 73 anos
Bombeiros Militares socorristas que estejam trabalhando diretamente na assistência dos pacientes do Samu
*A decisão de ampliar para outras faixas etárias que já foram contempladas fica a critério dos municípios.