O número de rodovias federais bloqueadas ou parcialmente interditadas no Brasil por manifestantes contrários ao resultado das eleições do último domingo (30) é de 150, segundo boletim divulgado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) às 14h42 desta quarta (02). As ocorrências atingem 17 estados. No levantamento anterior, de 11h20, os bloqueios e interdições parciais eram 158, e eram registrados em 16 estados.
Os estados que tiveram queda na comparação entre os dois boletins foram Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Por outro lado, houve registro de aumento na Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul (4 pontos de bloqueios).
Apesar de ter registrado queda, Santa Catarina ainda é o estado que lidera na quantidade de vias total ou parcialmente interditadas, com 35 ocorrências. A lista segue com Mato Grosso (30), Paraná (20), Pará (16) e Rondônia (11). Ainda segundo a PRF, o total de manifestações desfeitas desde o início das atividades da corporação foram de 667 e as multas aplicadas foram 1.992.
Em um pronunciamento feito ontem, 44 horas após a oficialização de sua derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou os protestos que não aceitam a derrota nas urnas de “movimentos populares”. Os atos seriam, de acordo com ele, “fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”.
Alguns manifestantes, porém, ignoraram o discurso do presidente e disseram que o importante é “a vontade do povo”.