Mais uma etapa do projeto Yui-a-Porã, que significa “Frutos da Nossa Terra”, foi iniciado nesta quarta-feira (30 de agosto), na Aldeia Nhu-Porã, em Torres. O projeto é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca em parceria com a Emater, Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul e do Projeto Primeiros Socorros, da Secretaria Municipal de Educação. Foram plantadas cerca de 600 mudas de Palmeira Juçara com cerca de 20 cm de altura, procedentes de parceiros do Geoparque.
As sementes foram doadas pela empresa Açaí Barbacuá, de Praia Grande e as mudas cultivadas no Horto Florestal da Diamante Energia, proprietária da Termoelétrica Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. A medida visa proporcionar às famílias da Aldeia, maior subsistência e aumento da renda no futuro. O projeto consiste no uso econômico da espécie pelos guaranis da Aldeia localizada no Campo Bonito. Conforme o engenheiro agrônomo do município, Gerson Luiz Nardi, cada Palmeira Juçara ficará adulta em cerca de cinco anos, quando começara a produzir sementes para a produção de mudas e também poderá ser colhido e comercializado o palmito, a fruta açaí e até a madeira no futuro.
A ensolarada manhã desta quarta-feira, contribuiu para a bonita ação desenvolvida hoje. Vinte e seis integrantes do Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas , da EF Manoel Oliveira Carneiro, da Vila São João, também realizaram o plantio, coordenados pela professora, Andréa Melo. O grupo recebia orientações técnicas do secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca; do agrônomo Gerson e ,do diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano.
Centenas de mudas já foram plantadas na Aldeia Guarani na primeira etapa. Nesta segunda etapa, o propósito do projeto é de plantar 5200 mudas que já se encontram na Aldeia, aptas para o plantio. A meta do projeto é atingir a marca de 86 mil mudas plantadas. Acompanhando a ação, o cacique Mário Lopes disse que a iniciativa é muito importante para a comunidade. Destaca que o plantio da Palmeira Juçara favorece o futuro das próximas gerações. Lembrou que muitas árvores plantadas em outro projeto da Prefeitura ajudam a comunidade no dia a dia. “Há poucos dias usamos folha da arueira para tratar da boca de uma criança daqui”