Oito agricultores e duas agricultoras receberam do Centro Ecológico na tarde de terça-feira, 14, o certificado de capacitação em Princípios Básicos em Agricultura Ecológica. Ministrado em etapas semanais desde o dia 25 de outubro, o curso introduziu conceitos como sucessão vegetal, indicadores biológicos, trofobiose, manejo ecológico do solo, aspectos gerais e manejo de horta, caldas, biofertilizantes, bokashi, composto, sistemas agroflorestais (SAF e Sistemas Participativos de Garantia (SPG),entre outros.
Realizada pelo menos uma vez ao ano, a atividade visa qualificar famílias do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida e outras da região interessadas em utilizar com eficiência os recursos de suas propriedades para produzir alimentos sem agrotóxicos. Gratuitas, as aulas teóricas foram no Centro Regional de Formação Pastoral, em Dom Pedro de Alcântara e as práticas em propriedades agroecológicas da região. Somente a alimentação, com almoço ecológico e lanche são cobrados, dos participantes homens, em separado.
Núcleo Litoral Solidário
Litoral Solidário é o nome de um dos 34 núcleos regionais da Rede Ecovida de Agroecologia distribuídos nos três estados do Sul do Brasil. É formado por famílias agricultoras organizadas em grupos de produção, comercialização e fomento da agroecologia, agroindústrias ecológicas e ONGs de assessoria técnica.
Desde o início dos anos 2000, a Rede Ecovida conecta o trabalho de produção e comercialização de alimentos agroecológicos, realizado sob os princípios do cuidado socioambiental, equidade de gênero, colaboração e também recuperação das culturas e conhecimentos locais.