A representante do município de Rio Grande, Maria Brechane, foi eleita Miss Universo Rio Grande do Sul 2023 na noite deste sábado (06). Agora, Maria irá representar o estado no concurso Miss Universo Brasil. O concurso contou com 21 candidatas, que estavam desde o dia 03 de maio, no Hotel Intercity, em Canoas, já sendo avaliadas. A grande final aconteceu no Centro de Eventos Multi Hall do ParkShopping, em Canoas.
O evento foi apresentado pelo médico e coordenador do Miss Universo Rio Grande do Sul, Bebeto Azevedo. Maria recebeu a coroa e a faixa de Alina Furtado, antecessora premiada no concurso em 2022. Para alcançar a vitória, Maria Brechane contou com a coordenação da também rio-grandina e Miss Trans Global 2022, Natasha Cardoso e do diretor de imagem, Eder Sampaio.
Representante de Torres ficou em 12° lugar
Torres também teve representante no Miss RS Universo. Trata-se de Natália Suyan, vencedora do Miss Torres. A representante torrense foi indicada pela tradicional produtora de concurso de beleza, Geni Rayo (sua coordenadora na competição) e teve o figurino aos cuidados do estilista Alex Ray. Ela ficou em 12° lugar no concurso.
Natália também é mãe de uma filha de 9 meses, a pequena Ísis. Até 2022, mulheres com filhos, assim como as casadas e divorciadas tinham a participação vetada na competição – então Natália marca uma virada de chave na história do concurso, sendo uma das primeiras candidatas mães concorrendo a Miss Rio Grande do Sul.