Marinha emite alerta de ressaca e ondas de até 4 metros no mar de Torres e do Litoral Norte

A forte ondulação proveniente do quadrante Sul é originada por um ciclone extratropical que se encontra sobre o Oceano Atlântico - a Leste da Argentina e Uruguai e Sul do Brasil.

12 de agosto de 2024

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca do mar a partir desta segunda-feira, 12 de agosto na costa do Rio Grande do Sul. Conforme o aviso, o mar poderá apresentar ondas de até 4 metros na área entre Chuí (RS) e Laguna (SC) – passando por Torres e todo litoral norte gaúcho. O aviso é válido até quarta-feira, 14 de agosto.

Na tarde desta segunda-feira as ondas já chegavam até 2,5 metros no litoral Norte. Segundo demonstrava o Boletim diário do monitor de ondas Zé Ricardo Milanez (via Instagram @zemilanez), as ondas já passavam dos 2 metros nesta tarde de segunda-feira (12) em Torres, com forte corrente de sul – e ele já ressaltava que amanhã (13) a previsão era de ondas ainda maiores.

Ondas na Praia da Cal nesta segunda, 12 (em Instagram @zemilanez)

 

Ciclone Extratropical

 

A forte ondulação proveniente do quadrante Sul é originada por um ciclone extratropical que se encontra sobre o Oceano Atlântico a Leste da Argentina e Uruguai e Sul do Brasil.  Conforme os modelos meteorológicos o ciclone não oferece riscos de condições extremas de ventos no Sul do Brasil, entretanto as rajadas podem chegar a 70 km/h (figura da imagem destacada na matéria).

A Marinha do Brasil faz um alerta para que se evite a navegação e prática de esportes aquáticos no mar. Em Imbé, na tarde desta segunda-feira, as ondas já chegavam próximas ao muro do arrimo do calçadão da beira-mar, o mesmo ocorrendo em outras praias como Tramandaí, Cidreira e Capão da Canoa. À noite a ondulação deve ganhar mais força. (Com informações de DaPraia News/ Marinha do Brasil/ Metsul)

 

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados