Matheus e Bombeiro França anunciam carta-compromisso em prol da saúde dos torrenses

A carta foi recebida na quinta-feira pelo diretor técnico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Fábio Amoretti, e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, dr. Francisco Pereira.

30 de junho de 2024

 

Na quarta-feira (26), Matheus Junges e Bombeiro França, pré-candidatos   a prefeito e Vice de Torres na eleição de outubro, lançaram nas redes sociais uma carta-compromisso com quatro pontos sobre a saúde dos torrenses.

Entre os compromissos assumidos estão a municipalização plena do sistema municipal de saúde; a luta pelo Hospital Regional de Torres;  dentre outras.

A carta foi recebida na quinta-feira pelo diretor técnico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Fábio Amoretti, e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, dr. Francisco Pereira. “Saúde é um assunto muito importante e tem que ser encarado com compromisso e seriedade, por isso fizemos essa carta, assumindo a responsabilidade de lutar por essa pauta tão valiosa”, destacam Matheus e França.

Confira a carta-compromisso na íntegra:

 

CARTA-COMPROMISSO COM A SAÚDE DOS TORRENSES

 

COMPROMISSO 01. MUNICIPALIZAÇÃO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL DA SAÚDE

Trabalhar junto à comunidade de Torres, representada pelo Conselho Municipal da Saúde, com a Secretaria Estadual da Saúde/RS e com o conjunto dos municípios que compõem a Região 5 de Saúde – Belas Praias, no sentido de habilitar o município no Nível de Gestão Plena da Saúde, como forma de ampliar os recursos da área e também ter o protagonismo da Política de Saúde da Cidade.

 

COMPROMISSO 02. HOSPITAL REGIONAL DE TORRES

Articular com os municípios da Região e com a Secretaria Estadual da Saúde/RS e o Ministério da Saúde para que o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes seja habilitado e financiado ao nível de Hospital Regional, com a ampliação de Especialidades e do nível de complexidade do Hospital.

 

COMPROMISSO 03. UPA TORRES

Trabalhar junto à Secretaria Estadual da Saúde/RS e ao Ministério da Saúde para a construção e habilitação de uma Unidade de Pronto Atendimento na cidade, garantindo o acesso ao atendimento de média complexidade à nossa população.

 

COMPROMISSO 04. ATENÇÃO PRIMÁRIA DE VERDADE

Dos sete Indicadores da Atenção Primária do Município de Torres, estabelecidos pela Política Nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Torres está com três indicadores abaixo da meta mínima: Acompanhamento dos Hipertensos (Através da aferição da Tensão Arterial – Pressão); Acompanhamento dos Diabéticos (Controle da Glicose no Sangue); Cobertura Vacinal PÓLIO (paralisia infantil) Pentavalente.

Entendemos que a atenção Primária em Saúde, como o nome já diz, é responsabilidade primeira do Município, pois essa atenção previne doenças importantes que causam a maioria dos óbitos em nossa cidade, assim como a vacinação é direito inviolável das crianças Torrenses.

Dessa forma, vamos IMPLEMENTAR UMA SAÚDE de qualidade na Cidade, investindo na qualificação e ampliação da Atenção Primária. Tudo começa com Agentes Comunitários de Saúde valorizados e servindo como elo entre a Secretaria da Saúde e as famílias da nossa cidade!

 

CRIAREMOS UM AMPLO PROGRAMA DE VACINAÇÃO, para recuperar todos os índices de cobertura vacinal da nossa cidade.

 

INVESTIREMOS NA AMPLIAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, oferecendo a cobertura necessária, além de garantir às equipes condições adequadas para o melhor atendimento às famílias torrenses. Dessa forma, os torrenses terão acesso fácil e rápido para os cuidados básicos de saúde, medidas de prevenção e tratamento, com olhar especial aos hipertensos, diabéticos, idosos, acamados, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e crianças.

 

Torres, 26 de junho de 2024

 

Matheus Junges (Pré-candidato a prefeito) .Bombeiro França (Pré-candidato a vice-prefeito)

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados