Diversas ações foram programadas pela Prefeitura de Torres e parcerias par marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesse último domingo, 5 de junho, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha. Mesmo com a manhã nublada de domingo, o público esteve presente para participar do evento. Porém, a chuva ao redor das 13h, levou os organizadores a cancelarem as atividades da tarde. As ações deviam ocorrer das 9h às 17h, reunindo todos os setores públicos e privados, ligados ao meio ambiente no município. O objetivo da iniciativa foi o de possibilitar uma consciência ambiental com efeitos positivos para o planeta e para a qualidade de vida das pessoas.
A homenagem prevista às 15h desse domingo ao professor Benedito Ataguile, o professor Bene, biólogo e um dos fundadores da Ong Onda Verde, será realizada em breve, na Prefeitura, em data a ser determinada. Ao longo de mais de 30 anos de atuação, o professor desenvolveu um grandioso trabalho no município, ligando a educação ambiental na formação de diversas gerações de estudantes.
Atividades que integraram dia do Meio Ambiente
Muitas foram as atividades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo no local, como a distribuição de mudas nativas, importante exposição sobre a Geologia que nos cerca: mostra de materiais provenientes de exploração mineral, esclarecimentos.
O Parque Estadual de Itapeva divulgou sobre o ConectaPEVA e o Brincando no território do PEVA. O Revis Ilha dos Lobos/ICMBIO abordou sobre a Biodiversidade, a APA da Lagoa de Itapeva tratou sobre a Área de Proteção Ambiental, o Geoparque Caminhos Cânions do Sul mostrou sua conquista, o Gemars/Uergs, com exposição de banners dos projetos Farol das Baleias, Torres para o Mar, Pesca e Piru-Piru, livro Mar de Brincar, entre outros
A Associação Onda Verde distribuiu mudas palmeira-juçara, a Secretaria Municipal de Educação levou trará integrantes dos Primeiros Socorro: Salvando Vidas e Resgatando Almas, o Projeto Praia Limpa e Associação dos Surfistas de Torres exibiram o cotidiano dos seus trabalhos, a Patram apresentou uma exposição do meio ambiente sob a ótica da fiscalização, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca com a Feira Orgânica, a Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio com a Feira de Artesanato e a Secretaria de Saúde com o Combate à Dengue.
Um dos destaques da programação seria o lançamento do livro “A Riqueza dos Oceanos da Huber Arte Marinha”, com Alexandre Huber, nesse dia 5 na Prainha na tenda da SMAURB. Nesta segunda, 6 de junho, terça e quarta, o artista fará uma bonita e importante ação de pintura em bueiros com o tema “O Mar Começa Aqui” e em mural, a 95ª painel “Mural de Conservação Marinha” da vida marinha pelo Brasil. Santista, nascido em 1975, o artista plástico ambiental Alexandre Huber vem dedicando sua arte à favor da conscientização ambiental. Ao final da pintura dos 100 murais, irá dedicar um capítulo especial no livro sobre Torres com a pintura feita aqui. o artista percorre o país desde 2009 com a criação do Huber Arte Marinha.