Mau tempo não tirou o brilho do Dia Mundial do Meio Ambiente em Torres

Algumas ações deste domingo (05) tiveram que ser adiadas (em função da chuva na tarde), mas muitas foram as atividades na Prainha para ressaltar o Dia Meio Ambiente

6 de junho de 2022

Diversas ações foram programadas pela Prefeitura de Torres e parcerias par marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesse último domingo, 5 de junho, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha. Mesmo com a manhã nublada de domingo, o público esteve presente para participar do evento. Porém, a chuva ao redor das 13h, levou os organizadores a cancelarem as atividades da tarde. As ações deviam ocorrer das 9h às 17h, reunindo todos os setores públicos e privados, ligados ao meio ambiente no município. O objetivo da iniciativa foi o de possibilitar uma consciência ambiental com efeitos positivos para o planeta e para a qualidade de vida das pessoas.

A homenagem prevista às 15h desse domingo ao professor Benedito Ataguile, o professor Bene, biólogo e um dos fundadores da Ong Onda Verde, será realizada em breve, na Prefeitura, em data a ser determinada. Ao longo de mais de 30 anos de atuação, o professor desenvolveu um grandioso trabalho no município, ligando a educação ambiental na formação de diversas gerações de estudantes.

 

Atividades que integraram dia do Meio Ambiente

 

Muitas foram as atividades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo no local, como a distribuição de mudas nativas, importante exposição sobre a Geologia que nos cerca: mostra de materiais provenientes de exploração mineral, esclarecimentos.

O Parque Estadual de Itapeva divulgou sobre o ConectaPEVA e o Brincando no território do PEVA. O Revis Ilha dos Lobos/ICMBIO abordou sobre a Biodiversidade, a APA da Lagoa de Itapeva tratou sobre a Área de Proteção Ambiental, o Geoparque Caminhos Cânions do Sul mostrou sua conquista, o Gemars/Uergs, com exposição de banners dos projetos Farol das Baleias, Torres para o Mar, Pesca e Piru-Piru, livro Mar de Brincar, entre outros

A Associação Onda Verde distribuiu mudas palmeira-juçara, a Secretaria Municipal de Educação levou trará integrantes dos Primeiros Socorro: Salvando Vidas e Resgatando Almas, o Projeto Praia Limpa e Associação dos Surfistas de Torres exibiram o cotidiano dos seus trabalhos, a Patram apresentou uma exposição do meio ambiente sob a ótica da fiscalização, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca com a Feira Orgânica, a Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio com a Feira de Artesanato e a Secretaria de Saúde com o Combate à Dengue.

Um dos destaques da programação seria o lançamento do livro “A Riqueza dos Oceanos da Huber Arte Marinha”, com Alexandre Huber, nesse dia 5 na Prainha na tenda da SMAURB. Nesta segunda, 6 de junho, terça e quarta, o artista fará uma bonita e importante ação de pintura em bueiros com o tema “O Mar Começa Aqui” e em mural, a 95ª painel “Mural de Conservação Marinha” da vida marinha pelo Brasil. Santista, nascido em 1975, o artista plástico ambiental Alexandre Huber vem dedicando sua arte à favor da conscientização ambiental. Ao final da pintura dos 100 murais, irá dedicar um capítulo especial no livro sobre Torres com a pintura feita aqui. o artista percorre o país desde 2009 com a criação do Huber Arte Marinha.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados