Mercado de games cresce em 2020

A crise sanitária que se instalou em 2020 tem prejudicado diversos setores da indústria em todo o mundo. Porém, um nicho específico tem se dado muito bem no presente cenário: o mercado de games.

Foto: Unsplash
21 de dezembro de 2020

A crise sanitária que se instalou em 2020 tem prejudicado diversos setores da indústria em todo o mundo. Porém, um nicho específico tem se dado muito bem no presente cenário: o mercado de games. Já muito populares no país, os jogos online conquistaram ainda mais espaço este ano por conta do maior número de pessoas em casa. Durante os últimos meses, as pessoas contaram com menos alternativas para se divertir, recorrendo assim cada vez mais aos games.

Isso foi ótimo para a indústria brasileira que, mesmo tendo de finalizar a produção de diversos jogos em regime de home office, viu seu lucro aumentar em 35% em relação ao ano anterior, movimentando cerca de 1,6 bilhão de reais.

 

Mais vagas para desenvolvedores

 

Ainda em março, os estúdios de games tiveram que ser fechados, assim como grande parte das empresas brasileiras. Os membros das equipes enfrentaram o desafio de finalizar a produção de diversos jogos em suas próprias casas, o que sem dúvida deu um trabalho extra.

No entanto, ao ver a demanda pelos games crescer, e os usuários passarem cada vez mais tempo online jogando, alguns estúdios até mesmo abriram novas vagas para ajudar na produção. Quem teve sua rotina de trabalho modificada pela chegada do home office sabe como ele pode ser desafiador no começo, e com a indústria de games não foi diferente.

Superando todos esses desafios, diversos jogos foram finalizados e lançados, não só no Brasil como no mundo todo. Dois grandes exemplos são os super aguardados Minecraft Dungeons e The Last of Us Part 2, que foram lançados em maio e junho, respectivamente, e também com a produção final realizada em home office.

 

Espaço para pequenas empresas

 

De acordo com o Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais realizado em 2020, o Brasil conta com 375 empresas desenvolvedoras de jogos, sendo 71% delas microempresas, ou seja, empresas que faturam até R$ 81 mil reais por ano. Para se ter uma ideia, o número de empresas cresceu 180% em relação ao primeiro Censo, que foi realizado em 2014.

O aquecimento do setor beneficiou essas pequenas empresas, que viram os acessos aos seus games aumentarem exponencialmente. Jogos mais simples, como os disponíveis para mobile, por exemplo, começaram a ver um acesso muito mais frequente de jogadores casuais.

Além disso, os sites de cassinos onlines como a Casinos.pt, que oferecem jogos como poker, blackjack, bacará e outros do mesmo estilo também vem crescendo a um ritmo acelerado. A estimativa é de que o setor cresça 5% ao ano até 2025, mas alguns grupos já reportaram aumento de até 20% no faturamento no segundo trimestre de 2020.

Por outro lado, muitos jogos conhecidos como “jogos de tabuleiro” passaram do ambiente físico para o virtual, visando encurtar a distância entre as pessoas. Assim, a quantidade de acessos em jogos que relembram o famoso Perfil, por exemplo, cresceu bastante nos últimos meses.

Por último, também é essencial citar que até mesmo brincadeiras que pareciam impossíveis de serem transportadas para o ambiente virtual chegaram por lá. Um exemplo são os jogos de mímica, como o Mexa-se, que agora estão disponíveis para download em iOS e Android.

 

Inovação é a chave

 

Como vimos, nem só de prejuízos foi feito o ano de 2020. Os gamers tiveram muito tempo em casa para apreciar seus jogos online, o que superaqueceu o mercado. Além disso, até mesmo quem não era muito fã de jogos online se aventurou durante esse período! Certamente esse setor foi um dos que obteve maior crescimento durante os últimos meses.

Conseguir se adaptar e criar alternativas inovadoras para enfrentar realidades desafiantes pode ser o diferencial para o crescimento e o sucesso. A indústria de games aprendeu muito bem essa lição.

Com grande parte da população em casa, o jeito foi se adaptar à nova e entregar o que os consumidores demandam: mais distração e momentos de descontração durante momentos tão tensos. Assim, é possível observar que, a fórmula para se dar bem em tempos adversos, é se adaptar!


Publicado em: Cultura






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