Quem quiser conhecer mais sobre a cultura da região deve visitar o Museu Histórico de Torres. Localizado no antigo prédio da Prefeitura (na Avenida Júlio de Castilhos, 707), o local estava fechado desde o início da pandemia. Mas o Museu reabriu nesta sexta-feira, 8 de janeiro, ficando agora, aberto ao público de domingo a domingo, das 14h às 20h.
O espaço agrega grande importância e valor histórico para o povo torrense, bem como itens diversos, que remontam tempos passados do povo torrense. É um ótimo programa para quem quer saber mais sobre a cultura de Torres.O grande destaque do Museu no momento é a exposição geológica e cultural “Território Geoparque Cânions do Sul”. Se você quer mais sobre o Projeto Geoparque – que agrega os valores naturais e culturais da nossa região, englobando praias, dunas, cachoeiras, cânions incríveis – a exposição sobre o tema é uma excelente pedida . A mostra ficará no Museu durante todo o veraneio.
“O Museu Histórico de Torres possui uma gama muita densa de objetos com considerável valor referencial. Entre eles, se destaca a coleção de material lítico (utilizados pelos antigos povos indígenas locais). Ela nos foi doada em fevereiro de 2008 pelo veranista suíço-argentino Virgile Alexandre Chavannes. Este material arqueológico foi coletado por ele ao largo de cinco décadas, em solo torrense. Fala muito sobre o primeiro grupo humano a ocupar estas paragens, ou seja, o Homem do Sambaqui (o torrense original)”, ressalta a Prefeitura de Torres.