Pesquisa – realizada pela Prefeitura de Torres no seu banco de dados – apontou que os números de regularizações e de novas empresas na cidade teve um aumento de 23,8% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. “O relatório consolida a importância da Sala do Empreendedor para os pequenos negócios. No local são prestados diversos serviços que objetivam apoiar os empreendedores locais no desenvolvimento de suas atividades”, afirma a comunicação da Prefeitura de Torres.
Conforme o diretor de Desenvolvimento Comercial e Industrial, Luan Dimer, a Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, assim como pela Lei da Liberdade Econômica a fim de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividade informais e oferecer serviços que qualifiquem os empreendedores. A missão é de auxiliar o empreendedorismo, na busca contínua de suporte e auxilio à comunidade empresarial.
Novo mobiliário recebido
Ainda em relação a este espaço, a administração municipal recebeu da Associação dos Contabilistas de Torres, doação de mobiliário para a Sala do Empreendedor. Os móveis novos consistem em conjunto de mesa, gaveteiro e armário. Conforme o presidente da Associação, Márcio Leandro Schefer Amaro, além da iniciativa contribuir para o município, vai oferecer aos servidores condições mais adequadas para a prestação de trabalho oferecida e atender ao anseio do secretário Alexandre Porcatt em deixar o ambiente mais agradável e bonito. O mobiliário fará parte do patrimônio municipal – e os móveis utilizados até o momento no local serão usados em outros setores da Prefeitura.
Sobre a Sala do Empreededor
Localizada no prédio administrativo da Prefeitura de Torres e vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio a Sala do Empreendedor busca contribuir para a agilidade e legalização de pequenos empresários. Atualmente, na Sala do Empreendedor além do Micro Empresário Individual – MEI que tem sua empresa aberta no momento do atendimento proporcionando que logo já possa ter suas atividades aprovadas e iniciar o seu negócio. O espaço tem realizado a média de 40 atendimentos diários nas plataformas digitais nesse período de pandemia. A Sala do Empreendedor vem disponibilizando vários meios de comunicação e encaminhamento de documentos, tais como whatsapp, e-mail e site a fim de fomentar a regularização de novas empresas no município. Segundo o secretário da pasta, Alexandre Porcatt, mesmo com a restrição atual de atendimento presencial, a Secretaria buscou alternativas para oferecer um horário de atendimento mais amplo, das 8 h às 18 h. Como fruto deste trabalho, a Sala do Empreendedor foi certificada pelo SEBRAE e FNQ – Fundação Nacional de Qualidade com o Selo Ouro em 2020. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, visite o site saladoempreendedor.torres.rs.gov.br
|