Conforme as legislações municipais n.º 5.092/2020 e n.º 5000/2018, copos e canudos confeccionados em plásticos são itens proibidos em Torres. A proibição vale para clientes de hotéis, restaurantes, bares, quiosques, padarias, entre outros estabelecimentos comerciais e/ ou públicos. Entretanto, infelizmente a lei não está sendo respeitada em sua integralidade na cidade.
“Infelizmente a realidade que encontramos nas Praias de Torres são centenas de canudos jogados nas areias. Comerciantes seguem utilizando os canudos e os clientes dispensando esse temível plástico de uso único na beira mar”, lamentou Alexis Sanson, idealizador do Projeto Praia Limpa Torres. Apesar disso, ele citou que há alguns estabelecimentos que dão o exemplo , como o Quiosque Nandi e Roberta (nos Molhes), que já colocam a disposição os canudos de papel.
O Assunto foi inclusive tema na sessão da Câmara dos vereadores de segunda-feira (13). O vereador Zé Milanez (PL) levou e expos canudos de plástico na tribuna, ressaltando que estabelecimentos de Torres continuavam distribuindo os itens, apesar da lei municipal (de autoria do vereador Gimi Vidal, PP) que proíbe a prática. Ele pediu maior fiscalização da municipalidade para que a legislação seja respeitada.
Já a lei que proíbe fornecimento de copos plásticos é do Vereador Rogerinho Jacob (PP), tendo sido aprovada no final de 2020 (mas tendo passado a valer somente no final de 2022). O Vereador autor do PL justifica a lei afirmando que os estabelecimentos poderão utilizar copos de papel e até de materiais comestíveis, já disponíveis no mercado.
Os perigos do lixo plástico
O canudo de plástico é feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente, prejudicando desta maneira, a vida marinha.
Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto de plástico, segundo pesquisa feita pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP). Estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos oceanos do planeta todos os anos. Este lixo plástico tem causando piora nos habitats naturais e na ameaçando a saúde de vários animais, que com frequência morrem por ingestão destes detritos justamente em ambientes onde existem mar, rios e reservas naturais no entorno (como o ambiente de Torres).