O Ministro Extraordinário de Apoio a Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, após agenda no dia 1° de maio com empresários no Aeroporto Regional de Torres, almoçou com dirigentes e militantes do Partido dos Trabalhadores da Região do Litoral Norte, em evento organizado por sua assessoria e pelo Vereador torrense Moisés Trisch (PT). O evento ocorreu no Restaurante Girardi, às margens da Lagoa do Violão. Entre os presentes estavam pré-candidatos(as) a Prefeito(a), vice e vereadores(as) de 17 cidades, que somaram mais de uma centena de pessoas ao encontro. Estavam prestigiando também líderes partidários do PDT de Torres, PSOL – além do ex- Prefeito de Torres do MDB, João Alberto Machado, como convidado.
Em função do pequeno espaço de tempo que o Ministro Paulo Pimenta tinha para o almoço, as falas organizadas pelo assessor do ministro (o torrense Sandro Coelho) foram limitadas ao pré-candidato a Prefeito de Torres, Moisés Trisch, e ao ministro Paulo Pimenta.
Renovação nas prioridades da política
Moisés destacou a importância da atuação do Ministro nas ações do Governo Federal no RS – após as enchentes que assolaram o território gaúcho – como forma de mostrar da urgência na renovação da política local. Para o vereador torrense, há de se dar ênfase para às pessoas que mais precisam, para o cuidado com a questão ambiental e para a implantação do Orçamento Participativo, por exemplo.
O Ministro Pimenta, fez um relato de ações do Governo Federal destinadas ao RS nos últimos 30 dias, mostrando o volume de recursos já liberados, principalmente o repasse de dinheiro direto para os afetados (através do Auxílio Reconstrução) e demais antecipações financeiras para quem mais precisa; citou o apoio às micro, pequenas, médias e grandes empresas, para preservar empregos e a economia do Estado; liberação de recursos à infraestrutura que tem que ser recuperada (como estradas e ligações entre cidades); e também falou sobre o Aeroporto de Torres e às cidades do Litoral NOrte que estão em Estado de Emergência, pauta da sua agenda na região.
Por fim, o ministro declarou o apoio do PT a nível estadual e nacional a formalização da atual pré-candidatura a Prefeito do Vereador Moisés Trisch, bem como a implantação de políticas públicas ‘para quem mais precisa’ também na cidade – como o Orçamento Participativo.