Morador de Torres, Marcel Miranda será um dos juízes de surfe nas Olimpíadas 2024

Esta será a segunda vez que Marcel representará Torres (e o Brasil) como juiz de prioridade nas Olimpíadas, deste vez na competição de surf em Teahupoo

FOTO DE ARQUIVO: Marcel Miranda durante sua participação nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021
26 de julho de 2024

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris acontece nesta sexta-feira, 26 de julho, às 14h30 (horário de Brasília). Mas uma das modalidades mais aguardadas será disputada a mais de 15 mil quilômetros da capital francesa, em Teahupoo, no Taiti.

Além da surfista Tatiana Weston-Webb – que apesar de ser radicada nos Estados Unidos é porto-alegrense de nascença – o Rio Grande do Sul tem mais um representante do surfe nas Olimpíadas 2024. Um dos juízes da competição em Teahupoo será Marcel Miranda, 49 anos, que foi tetracampeão gaúcho na modalidade e há muitos anos vive em Torres. A informação é do site NDMais.

Juntamente com Marcel -que atuará como juiz de prioridade –  irá Luiz Antônio Dantas (de Florianópolis), e “Teco” Padaratz, como chefe da delegação da equipe brasileira de surfe e Luli Pereira (morador de Balneário Camboriú).

Luli irá participar pela segunda vez dos Jogos Olímpicos, desta vez como Head Judge. “Minha função é comandar o quadro de juízes (incluindo Marcel) e fazer com que eles cumpram as regras previstas no livro de regras, sigam o critério de julgamento estabelecido e que mantenham uma escala de notas consistente durante todo o evento”, explica Luli.

 

Um pouco sobre Marcel Miranda

Logo após encerrar a carreira de atleta de surf em 2006, Marcel Miranda passou a trabalhar na ISA (Associação Internacional de Surfe, na sigla em inglês) como juiz de prioridade, e o seu trabalho nas competições organizadas pela entidade chamaram atenção da direção da entidade alguns anos atrás – sendo que ele já havia atuado nas provas realizadas durantes as Olimpíadas de Tóquio (que ocorreriam em 2020, mas em decorrência da Pandemia Covid-19 foram realizadas em 2021).

Mesmo sendo paulista, Miranda ressaltava (em matéria publicada em 2021) que se considera na prática um gaúcho e torrense, pois foi no Rio Grande do Sul onde o surfista construiu uma trajetória vitoriosa no esporte (incluindo o tetracampeonato gaúcho). Ele pode realizar o sonho de participar, como juiz, da primeira competição olímpica da história da modalidade em 2021, e terá a chance de atuar novamente no principal evento internacional dedicado aos esportes.

Assim, nas Olimpíadas 2024, o painel de juízes da modalidade surf contará com profissionais de diversos países, incluindo o brasileiro Marcel Miranda, de Torres (RS), como juiz de prioridade.


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados