Morador torrense faz críticas a estrutura do Parque da Guarita e vereadores repercutem

Após ambientalista pedir melhorias no banheiro público do parque, vereadores ainda questionaram falta de segurança para pessoas que passeiam nos morros (foto)

18 de setembro de 2017

 

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira (dia 11/9), participou de uma das tribunas populares o microempresário e militante ambientalista Paulo França. Ele foi à Câmara, conforme disse para passar reclamações diversas chegadas a ele sobre o Parque da Guarita, lugar onde Paulo executa sistematicamente desenhos na areia com mensagens de proteção e educação ambiental.

E a maior reclamação do ambientalista foi referente ao banheiro público que serve aos turistas que lá circulam. Conforme reclamação feita por visitantes, constatada pessoalmente por Paulo, o banheiro que está sendo utilizado estaria com a ‘fossa aberta’, esgoto vertendo à céu aberto. Ele (Paulo França) se colocou à disposição da prefeitura para ajudar a reconstruir o sumidouro, caso a municipalidade ofereça o material e precise de apoio de mão de obra.

 

Insegurança dos visitantes que circulam no Morro das Furnas

 

Mais uma vez veio à tona também, a insegurança quanto à falta de alertas, sinalização e cuidados para com visitantes que percorrem as trilhas do Morro das Furnas (integrante do Parque da Guarita), e em alguns casos descem as escadas para ver de perto àquelas belezas naturais do lugar. Conforme o vereador Pardal (PRB) informou em seu pronunciamento, neste ‘feriadão’ de 7 de setembro uma família inteira quase teria sido sugada pela água do mar quando em visita no morro. Pardal disse que os visitantes escaparam de acidente maior porque um surfista teria salvado os mesmos, quando estavam em apuros. O vereador disse também que as escadarias que dão acesso às furnas estão danificadas, denunciou o risco que estaria causando algumas fendas que estão surgindo no morro por conta da erosão oriunda das chuvas e reclamou sobre problema recorrente no local: a falta de fiscais ou outros agentes públicos para pelo menos monitorar e alertar os transeuntes em passeio no morro sobre os riscos que correm, como este: das águas sugarem os visitantes que se aproximam muito das pedras.

O vereador Marcos Klassen também visitou a Guarita no final de semana do feriadão. Ele questionou e fez coro à falta de banheiros no lugar, e cobrou publicamente que a prefeitura averiguasse a empresa que empreitou o trabalho de reformas do equipamento de higiene (reformas feitas há poucos anos). Marcos pediu para localizar e questionar o  e o engenheiro da prefeitura que aprovou a reforma com o sumidouro problemático.

O vereador Rogerinho (PDT) também criticou a importância dada ao parque pela administração pública. Falou ser vergonhoso o único banheiro do parque da Guarita estar sem condições sanitárias para servir o turista e colocou no ar a pergunta: “Quantos já devem ter ido lá e não conseguido ir ao banheiro


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados