Moradores da região também precisam se vacinar contra a Febre Amarela

Medida é preventiva por ter havido casos no Paraná e em Santa Catarina

1 de abril de 2019

A prefeitura de Torres emitiu uma nota nesta segunda-feira, dia 1º de abril, comunicando que as autoridades nacionais consideram que os moradores da cidade e região também sejam incluídos na vacinação contra Febre Amarela. Pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos de todo o país, portanto, estão sendo instruídas a fazer a vacina, de forma a prevenir a doença.
O mesmo comunicado informa que a recomendação é do Ministério da Saúde,  é para todo o território nacional e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda a população. É que a área de circulação do vírus está aumentando nas medições. Além disso, houve morte por febre amarela no Paraná, na semana passada, e também foi confirmada uma morte em Santa Catarina, na cidade de Joinville, o que sugere que pode estar havendo mais riscos para a Região Sul, onde se encontra o Rio Grande do Sul.

Vacinação e medidas sanitárias

A única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação que é em dose única. Em Torres, a vacinação é feita somente no Posto Central (Rua Alexandrino de Alencar, 631) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas outras cidades da região – caso optem por fazer a vacinação sugerida – as pessoas devem se informar nos Postos de Saúde.
A situação torna-se ainda mais grave quando no final da semana passada, a Vigilância Ambiental divulgou que neste mês de março, Torres ultrapassou a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti registrados em todo o ano passado. Ou seja: nos três primeiros meses de 2019, a cidade já atingiu 470 focos positivos, contra menos de 300 em todo o período de 2018.
Nas cidades, o vetor da Febre Amarela é o Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e o Vírus Zika. Portando os cuidados de sempre como evitar acumulo de água parada nas casas devem também ser mais cuidados por todos os moradores, em suas casas e alertando quando isto estiver ocorrendo nas casas de vizinhos


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados