Moradores do Bairro São Jorge farão manifestação contra Casa de Passagem na Estrada do Mar

Neste sábado (20), às 18h, está prevista uma manifestação pública – organizada por moradores do Bairro São Jorge, em Torres - contra a decisão da Prefeitura de transferir a Casa de Passagem para Pessoas em Situação de Rua

FOTO – Local escolhido para nova tentativa de implantação da Casa de Passagem, às margens da Estrada do Mar
19 de dezembro de 2025

Neste sábado (20), às 18h, está prevista uma manifestação pública – organizada por moradores do Bairro São Jorge, em Torres – contra a decisão da Prefeitura de transferir a Casa de Passagem para Pessoas em Situação de Rua. O ato ocorre na Estrada do Mar, no ponto onde está prevista a instalação do equipamento público – no antigo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), esquina com a Rua Santa Maria.

Nas redes sociais, circula vídeo convocando a população a participar da manifestação. “A comunidade não foi consultada, não houve diálogo, não houve respeito,  decisões estão sendo tomadas de cima para baixo, ignorando completamente quem vive aqui todos os dias”, indica a voz no vídeo.

Anúncio 1

Organizada pela própria comunidade, a manifestação busca pressionar o poder público para reavaliar a escolha do local. Marcada por controvérsias, este será o terceiro endereço cogitado para a Casa de Passagem no município. As tentativas anteriores foram na região mais central (no Bairro Stan, próximo da Av. do Riacho), e na Praia da Cal, ambas sendo abortadas após forte reação dos moradores (inclusive com audiência pública, levando a Prefeitura a repensar o local. Atualmente a Casa segue em funcionamento, por decisão judicial, na Praia da Cal.

Conforme a municipalidade, o funcionamento da Casa de Passagem não é uma escolha administrativa da Prefeitura, mas sim decorrente de cumprimento de uma decisão judicial (após ação ajuizada em 2020 pela Defensoria Pública). E a decisão por este novo endereço (às margens da Estrada do Mar), conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca, foi tomada após reuniões com representantes da sociedade civil e da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela execução do serviço.

Anúncio Slider Meio

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados