A Corsan iniciou nesta terça-feira, 6, as visitas para incentivar os moradores do bairro Jardim Eldorado, em Torres, a conectarem os seus imóveis à rede coletora de esgoto cloacal. As novas ligações estão sendo feitas após a conclusão das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município, que abrangem também os bairros Curtume, São Francisco e Porto Alegre, onde as interligações poderão ser feitas posteriormente, por etapas.
Nesta etapa de interligações no bairro Jardim Eldorado, a equipe vai visitar cerca de mil endereços para esclarecer as vantagens de se conectar à rede de esgoto e orientar sobre como encaminhar a solicitação e providenciar as ligações. Esse trabalho no bairro deve ocorrer até a quinta-feira, 8. Os funcionários trabalham identificados com crachá e usam colete azul, com a inscrição “A serviço da Corsan”. Em caso de chuva, o trabalho é transferido.
A mesma ação de esclarecimento já ocorreu no bairro Igra Sul, em janeiro deste ano.
Durante as visitas, é distribuído material informativo, explicando que todos os resíduos domésticos produzidos nas atividades do dia a dia em imóveis interligados à rede de esgoto são conduzidos à estação de tratamento, onde recebem higienização e destinação adequadas. Além de contribuir para a saúde pública e a qualidade de vida da população, o esgoto tratado valoriza os imóveis e aumenta o desenvolvimento do município.
Para conectar o imóvel à rede de esgoto, é necessário ter uma ligação intradomiciliar, que faz a convergência do sistema interno da residência à caixa de inspeção na calçada. Toda essa estrutura é montada pela Corsan.
Depois de realizada a conexão, o morador dos bairros de Torres deve informar à Companhia. Isso pode ser feito pelo telefone 0800-646-6444, por atendimento previamente agendado na Unidade de Saneamento de Torres (Rua Borges de Medeiros, 273) ou por videochamada agendada pelo aplicativo Corsan ou pelo site www.corsan.com.br.
Corsan investiu R$ 11 milhões na coletora da Bacia 8
Ao todo, são 15.729 metros de rede coletora, que fazem parte da Bacia 8, envolvendo cinco bairros. O investimento da Corsan é de R$ 11 milhões. Estarão disponíveis 1.921 ligações prediais, duas elevatórias de esgoto bruto (que transportam o material para a estação de tratamento) e 1.515 metros de recalque (sistema que faz o bombeamento no caso de ruas que ficam em níveis mais baixos).
Locais de visitação
Os locais visitados no bairro Jardim Eldorado são: Rua Luis Bauer (toda a rua); imóveis entre a Rua do Balonismo e Rua Cabo Braga; Avenida Independência (entre as ruas Luis Gonzaga Capaverde e Guilherme Cleo Biasi); Rua 21 de Maio (entre a Avenida Independência e Rua Caxias do Sul); Rua 21 de Maio (entre as ruas Araribóia e Elizeu Kuwer); Rua Amazonas (entre a Avenida Independência e Rua Caxias do Sul); Rua Amazonas (entre as ruas Araribóia e Caxias do Sul); Rua Araribóia (entre as ruas 21 de Maio e Inácio Santos de Matos); Rua Caxias do Sul (entre as ruas Luis Gonzaga Capaverde e Pará); Rua Curtume (entre o início da rua nº 2145 e Rua José Nunes); Rua Eldorado (entre início rua n° 796 e Rua Nova); Rua Elizeu Kuwer (toda a rua); Rua Estácio de Sá (entre Amazonas e Travessa Recife); Rua Feliz (toda a rua); Rua Fernando Machado (entre as ruas Araribóia e Leopoldino João Rosa); Rua Holanda (entre a Avenida Independência e Rua Caxias do Sul); Rua José Bonifácio (entre as ruas Araribóia e Leopoldino João Rosa); Rua José de Anchieta (toda a rua); Rua José Nereu (entre a Avenida Independência e Rua Caxias do Sul); Rua José Nunes (entre as ruas Curtume e Caxias do Sul); Rua José Nunes (entre as ruas Feliz e Caxias do Sul); Rua Leopoldino João Rosa (entre início rua n° 931 e Rua Inácio Santos de Matos); Rua Luis Gonzaga Capaverde (entre as ruas Recife e Elizeu Kuwer); Rua Nova (entre as ruas Curtume e Caxias do Sul); Rua Recife (toda a rua); Travessa Recife (entre as ruas Araribóia e Leopoldino João Rosa).
Texto: Ascom Corsan