Moradores torrenses das praias Tupinambá, Gaúcha e Yara ficaram isolados após as fortes chuvas

Loteamentos (muitos urbanizados de forma irregular) abrigam moradores do município, que pedem faz tempo atitudes da municipalidade pera pelo menos mitigar faltas estruturais locais

12 de maio de 2024

Foram prejudicados de forma importante pelas chuvas acima da média – que assolaram também a cidade de Torres e região –  os moradores das praias do sul. A associação da Praia Tupinambá tem sistematicamente reclamado da falta de atendimento da Prefeitura de Torres, naquelas praias de loteamentos burocraticamente desorganizados em Torres. É que no lugar moram pessoas que optaram por adquirir ou alugar imóveis na região, provavelmente atraídas pelos preços mais baixos que se encaixarem em seus orçamentos. E as melhorias estruturais como luz, água e tratamento de esgoto acabam não sendo atendidas, por conta dos locais terem sido urbanizados por uma mistura de imóveis regularizados com outros construídos sem autorização burocrática, o que prejudica a legalidade de medidas do poder público, uma equação difícil para ambas as partes. 

As estradas de acesso as casas e, principalmente de acesso dos veículos, são os pontos mais destacados pelas demandas dos moradores torrenses destas praias do Sul, mais especificamente a Tupinambá, a Gaúcha e a Yara. E nesta semana que passou, mais uma vez moradores dos locais reclamaram que estariam ‘ilhados’ em suas casas por conta dos alagamentos das vias de acesso, causados pelas chuvas acima da média. Pessoas foram mais uma vez à Câmara Municipal de Torres e, inclusive, uma rádio da cidade, também mais uma vez foi chamada por lá para que moradores mostrassem em imagens a situação. Uma senhora que necessitava ir ao hospital, inclusive, não estava conseguindo ir por conta do alagamento das vias que ligavam os acessos a Estrada do Mar.

 

Entradas todas de saibro

As praias em pauta tem três possibilidade de acesso, todas problemáticas. A primeira, via a entrada de Itapeva, pegando o desvio da rua que liga o acesso a um condomínio fechado de casas – rua esta que que se transforma em estrada de terra logo após o Condomínio.  Outra, um acesso próximo a Policia Rodoviária Estadual, que liga a Estrada do Mar direto a esta mesma via do condomínio fechado. A terceira possibilidade é através das entradas das praias Estrela do Mar e Real, ambas também de chão batido e que ficaram praticamente intrafegáveis com as chuvas desta semana. Nestes casos os moradores rebelados têm ainda que fazer a volta, passando pela Praia Webber e Recreio, antes de chegar nelas: Praias Tupinambá, Yara e Gaúcha.  

.








Veja Também





Links Patrocinados