Como sempre, realizada quarenta dias após o termino do Carnaval (quaresma), a comemoração Da Páscoa – evento de fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo, há 2024 anos – acabou o ocorrendo no final de março, consequentemente durante dias mais quentes, o que acabou movimentando os locais do litoral gaúcho.
A cidade de Torres foi abençoada por um final de semana com mar transparente (embora com ondas boas para o surf), sol forte e pouco vento, um clima mais de verão do que do atual outono. Mas a sempre importante demanda pela cidade dos uruguaios, que comemoram a Semana do Turismo em seu país, também colaborou com o aumento no movimento deste período. Falava-se muito castelhano pelas ruas de Torres. E as vantagens do câmbio e do poder aquisitivo dos irmãos charruas movimentaram também o comércio, tanto de alimentos e de gastronomia, quanto o de bens duráveis e não duráveis.
Surpresa gerou até correria por falta de funcionários
Ivone Ferraz, empresária e dona de hotéis em Torres & região, além de Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (SHRBS LN) afirmou que o movimento em todos hotéis que dirige foi completo e com muita procura: 100%. Não havia sido feito levantamento dos hotéis da região litorânea do RS, ainda, por isso não houve divulgação do resultado.
O diretor e um dos proprietários do Hotel A Furninha, em Torres, Danilo Raupp, também foi consultado pela reportagem de A FOLHA. No tradicional hotel de Torres no alto do centro antigo, a lotação foi também de 100%, na sexta-feira Santa e no sábado da Paixão. Danilo afirma que o feriado de Páscoa foi muito bom porque o tempo ajudou, com muito sol e praia de água transparente, o que deixou a cidade cheia. E que também houve um incremento causado por um grande fluxo de uruguaios, por conta da Semana do Turismo que existe no país vizinho – realizada anualmente justamente para impulsionar o Turismo através de feriados nacionais.
O diretor da rede de Hotéis De Rose, Roberto Camarão, também disse ter sido uma boa surpresa o movimento nos hotéis. Praticamente todas as acomodações ficaram ocupadas nos pontos da rede e o diretor lembra, ainda, que “deu correria” junto a equipe mais reduzida no período de reservas e de hospedagem, equipe esta que já não estava completa (como a que opera na alta temporada de verão).