O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS), do mês de julho, teve elevação do patamar de confiança no RS. Divulgado pela Fecomércio-RS na quarta-feira (dia 21), o índice teve alta de 12,0% sobre o mês anterior e de 8,9% em relação ao patamar pré-pandemia (considerado a edição de março de 2020).
De acordo com o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que teve aumento de 5,2% na passagem do mês e se encontra 7,3% abaixo do nível de março do ano passado (edição da pesquisa que é considerada como pré-crise), o avanço da vacinação projeta as perspectivas das vendas no final do ano em um cenário mais positivo e também impulsionam esta componente.
O índice de Investimento do Empresário do Comércio também cresceu. Dessa forma, além de retornar ao patamar considerado de otimismo, o índice supera o nível pré-crise pela primeira vez desde o início da pandemia. A ordem desse aumento é de 0,3% e o destaque vai para o forte movimento do componente que capta o espaço para novas contratações, estampado que 75,3% dos empresários relatam intenção de aumentar as contratações.
“Ainda que os desafios sejam grandes, a segunda alta consecutiva na confiança traz otimismo e reforça nossa esperança para a continuidade da retomada nesse segundo semestre. Acreditamos que este será o momento em que a pandemia será controlada com o avanço da cobertura vacinal, o que deve permitir abertura maior da economia e pessoas circulando com menos receio”, comentou o presidente da Fecomércio-Rs, Luiz Carlos Bohn.
Em Torres crescimento no inverno já é 15% acima de 2019, antes da crise.
A FOLHA também conversou com o presidente do Sindicato de Lojistas de Torres(Sindilojas), Nasser Samhan, sobre esta questão projetada para a cidade de Torres e região, onde o Sindilojas local atua. Para o empresário, dá para apostar que o movimento do INVERNO deste ano de 2021 já está em torno de 15% acima do mesmo inverno do ano de 2019 – ano anterior ao da crise sanitária pela pandemia de Covid-19 (que já atinge mais de um ano e quatro meses , iniciada em março de 2020).
Nasser também projeta muita melhoria para o verão, estação que historicamente possui mais movimento no Litoral Norte – por conta da alta temporada. Para o presidente do sindicato, a vacinação e a segurança ocasionada pela imunização devem gerar compras represadas dos consumidores nos anos de 2020 e nesta metade de 2021, tanto no varejo local quanto no turismo, o que acabará aumentando o movimento e a circulação de dinheiro em Torres e no Litoral Norte. Portanto o otimismo é bem grande também na região.