Mulheres ocuparão 46 vagas nas câmaras de vereadores do litoral Norte na próxima legislatura

Dois municípios terão 4 mulheres ocupando vagas no Legislativo, sendo eles Tavares e Capivari do Sul

Carla Daitx foi reeleita vereadora em Torres
21 de outubro de 2024

O número de mulheres eleitas para as câmaras municipais de vereadores no País cresceu, proporcionalmente ao total de vagas para o cargo, 13% entre as eleições de 2020 e de 2024, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Naquele ano, de 58.094 vagas de vereador, 9.371 (16,13%) foram preenchidas por mulheres. Agora, de 58.309 vagas, 10.603 (18,24%) foram ocupadas por elas.

Das 227 vagas para vereadores nos 23 municípios do litoral Norte, 46 serão ocupadas por mulheres, num percentual de 20,26%. Na legislatura atual são 33 mulheres ocupando cargo de vereadora nos municípios da região.

Dois municípios terão 4 mulheres ocupando vagas no Legislativo sendo eles Tavares e Capivari do Sul. Outros 6 municípios terão 3 mulheres em cada, sendo eles Balneário Pinhal, Imbé, Palmares do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Xangri-Lá. Além disso, 2 mulheres ocuparão vagas nos municípios de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha, e Torres. Em Torres, Carla Daitx  (PP) foi reeleita e será representante feminina na câmara junto com  Deise Clezar (PSDB).

Nos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba e Tramandaí haverá uma mulher ocupando vaga. Os municípios de Caraá, Cidreira e Três Forquilhas não terão nenhuma representante feminina no legislativo.

Das 46 eleitas, 16 são filiadas ao MDB, 15 no Progressistas, 6 do PDT, 4 do PSDB, 2 do PT e 1 do PSD, União Brasil, Republicanos e Cidadania. (Com informações de Da Praia News)

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados