Multiplicação exagerada de tilápias na lagoa do Violão motiva Indicação Parlamentar em Torres

Vereador Jacó Miguel alerta que a espécie apresenta elevada reprodução, infestando ambientes e, ainda, que são peixes exóticos à fauna brasileira

Imagem de Tilápias mortas em outro momento na mesma lagoa torrense
8 de maio de 2024

Tramitou  na Câmara Municipal de Vereadores de Torres a INDICAÇÃO 177/2024, de autoria do vereador Jacó Miguel (PDT) que pede providências à prefeitura de Torres, através da secretária do Meio Ambiente, no sentido de realizar   estudo de Impacto Ambiental sobre o “crescente cardume de tilápia que predomina na Lagoa do Violão, já que é um peixe exótico”.

“TILÁPIA: Ordem – Cichliformes; Família – Cichlidae. Lagoa do Violão, Torres, RS:  Relatos e informações de diferentes pessoas, pescadores e amigos com experiências e conhecedores da fauna litorânea AFIRMAM já existir um considerável cardume de Tilápias na Lagoa do Violão”,  inicia o texto da Indicação do vereador.

Na justificativa, também no corpo do documento formalizado, o autor afirma que “as Tilápias são peixes que apresentam elevada reprodução, logo infestando ambientes propícios ao crescimento dos cardumes”. E que “são peixes exóticos à fauna brasileira por serem do continente africano”.

A seguir o vereador defende ainda que “a Lagoa do Violão, hoje na sua definição desde a ocupação urbana da cidade ao redor do magnífico espelho d’água, a fez consolidar suas margens e sua importância como um ambiente da vida silvestre, como berçário de diferentes espécies de peixes e outros animais, bem como paradouro e passagem de diferentes aves que cruzam regiões”. E que a Informação que uma determinada espécie está a se reproduzir de forma acelerada e exagerada e a predominar sobres as outras, ainda tendo sua natureza diferente por ser espécie oriunda de outro continente, portanto EXÓTICA, seria “para o bem de todos os outros seres vivos que vivem na Lagoa do Violão, motivo a nos preocupar e entender o desequilíbrio, a evolução do assunto”.

Jacó Miguel encerra sua justificativa afirmando que seria oportuno que que se iniciem estudos para verificar o teor dos fatos. E, se assim for constatado, a administração caminhar no sentido de elaborar medidas de controle sobre o cardume.

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados