Com o aumento de visitantes nas praias gaúchas, os Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do RS já iniciaram suas operações nas praias do Rio Grande do Sul, embora ainda sem o efetivo completo. A pré-temporada teve início em novembro de 2023, apenas nos finais de semana, e em dezembro, eles já começaram a atuar diariamente nos pontos com maior movimento de banhistas – como a Praia da Cal, Molhes e Guarita (em Torres).
Entretanto, a maioria das guaritas para os Guarda-Vidas em Torres encontra-se em condições precárias. Isto complica o trabalho de salvamento efetuado por estes importantes profissionais, como foi relatado, nas redes sociais, por diversos banhistas no último final de semana.
O jornal A FOLHA conversou com guarda-vidas que atuavam na Praia da Cal na última terça-feira (05). Nesta praia, o ponto para os guarda vidas estava deteriorado, no chão, sem a sustentação dos pilares que eleva as guaritas (altura que serva para propiciar vigilância mais amplas dos banhistas). Eles nos relataram que todas as guaritas das praias mais centrais de Torres estão em condições inadequadas, sendo que apenas 3 delas seguem ao menos elevadas por pilares (apesar de tortas). Situação parecida ocorre nas Praias do Sul. Estas estruturas, remanescentes da temporada passada, sofreram com as intempéries climáticas e eventuais vandalismos. “Parece que seria mais inteligente recolher as guaritas de guarda-vidas ao final da temporada, guardar em local adequado e repor antes do começo da nova temporada. Assim se economizaria dinheiro e já estaríamos com as guaritas montadas”, sugeriu um dos guarda-vidas.
Resposta da Prefeitura
Contatada pelo Jornal A FOLHA, a comunicação da Prefeitura de Torres lembrou que as guaritas atuais são as da temporada passada, e que a previsão é de que, até dia 15 de dezembro, as novas guaritas para guarda-vidas de Torres estarão instaladas. E no dia 16 de dezembro, inicia de vez a Operação Verão 2023/23, contando com a presença da equipe completa de guarda-vidas atuando na orla gaúcha.