Reforçando a representatividade de Arroio do Sal no cenário político e econômico, o prefeito Luciano Pinto participou, na semana passada, de uma importante reunião com a União de Parlamentares do Mercosul (UPM). O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Florianópolis, reunindo representantes de países que compõem o bloco econômico. Acompanhado do secretário de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, Luciano Costa, o prefeito apresentou os impactos positivos da viabilização do Porto Meridional para a economia e turismo local, do Rio Grande do Sul e, também, do Brasil.
Durante o encontro, Luciano Pinto apresentou oficialmente o projeto do Porto Meridional aos membros da UPM e tratou sobre as oportunidades turísticas que surgirão no Sul brasileiro. “Esse encontro coloca Arroio do Sal no mapa do desenvolvimento continental, sendo o início de novas articulações essenciais. A construção do porto representa um marco histórico e os seus impactos se estenderão por todo o país e, muito provavelmente, para a América do Sul. Esse é um projeto que integrará economias e fomentará o turismo e os investimentos na região”, disse Luciano.
Representatividade política fortalecida
Além da apresentação do projeto do empreendimento, a visita também consolidou a participação dos gestores públicos de Arroio do Sal na União de Parlamentares do Mercosul. Na oportunidade, o prefeito Luciano Pinto foi indicado para reassumir a sua posição na direção da entidade e o secretário Luciano Costa foi oficialmente aceito como membro da Comissão de Turismo da UPM.
Após este avanço, a proposta da administração pública é ampliar a visibilidade turística de Arroio do Sal, focando na atração de visitantes estrangeiros e valorizando potenciais ainda não explorados. “Estamos trabalhando para que argentinos e uruguaios escolham Arroio do Sal como ponto de parada em suas vindas para o Brasil e Santa Catarina. Criaremos um ambiente propício, com novas rotas turísticas. O desenvolvimento proporcionado pelo porto será essencial para viabilizar isso”, afirmou o secretário Luciano Costa.
Após o encontro, ficou definido que Arroio do Sal sediará uma reunião oficial da UPM no mês de agosto, reunindo uma delegação de parlamentares e investidores do Chile. A data do encontro será confirmada pela Prefeitura Municipal nas próximas semanas. (FONTE – Ascom PMAS)