A campanha de ajuda humanitária aos desabrigados atingidos pelas chuvas e enchentes no Estado, tem como prioridade, até esta quinta-feira (23) a arrecadação de alimentos. Em Torres, o Centro de Apoio da Campanha Doação Solidária, localizado no Ginásio do Torrense (Rua Ildo Kuwer Feltes, em frente à Emei Gente Miúda), aguarda mais uma vez pela solidariedade dos torrenses. Conforme o coordenador do Grupo de Trabalho, secretário do Trabalho, Indústria e Comércio, Júlio Agápio, além das doações de agasalhos e de cobertas devido a chegada do frio, e agora é preciso fortalecer a campanha com alimentos devido à grande procura por ajuda na Secretaria de Assistência Social e de Direito Humanos.
Nas doações promovidas nessa última terça-feira, 21 de maio, em decorrência do aniversário de 146 anos de Torres, também foram arrecadadas muitas peças de agasalhos e cobertores.
Situação dos desabrigados cadastrados em Torres
Agápio explicou que, até quarta (22), cadastrados na cidade encontram-se 89 desabrigados divididos em quatro entidades privadas. Além deste grupo, que já foi de 130 pessoas, outras 600 (aproximadamente) vieram para o município e se instalaram em casas de parentes e amigos (pelo menos por algum tempo). “A maioria pede apoio por ter perdido tudo, daí a necessidade de alimentos. Não se sabe quanto tempo vão permanecer na cidade. Alguns pensam em não voltar”, salienta o secretário Agápio, dizendo que se faz necessário uma maior infraestrutura que precisará do apoio das áreas federal, estadual e municipal.
Equipe da Secretaria da Assistência Social e da Secretaria da Saúde permanecem monitorando os desabrigados. Treze crianças estão com acompanhamento médico. Os desabrigados também estão sendo vacinados. Até 15 de maio, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Torres, foram realizados 150 atendimentos nos abrigos, sendo 43 pessoas vacinadas. Na Farmácia Municipal foram recebidos 97 desabrigados.
Serviços e doações
O Centro de Apoio ao recebimento dos donativos da campanha da Prefeitura está, por enquanto, centralizado no ginásio do Torrense. O horário de funcionamento do Centro para recebimento de donativos é de segunda a sábado, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Os que necessitam de apoio de políticas públicas devem procurar a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na rua Pedro Cincinato Borges, nº 343, para que seja feito o acolhimento por parte dos profissionais e identificada a sua necessidade social.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha “Doação Solidária”. Os medicamentos devem ser entregues na Farmácia Municipal de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A farmácia fica na Rua Coronel Pacheco, 784. A população também pode continuar entregando os donativos no PA 24h, na sede administrativa da Prefeitura também 24h e nas secretarias das escolas municipais.
Engajada na Campanha Doação Solidária da Prefeitura de Torres, a Casa da Terra e do Artesanato realiza a ação “Casa da Terra no Maio Solidário” que consiste em angariar doações para as crianças que são vítimas das enchentes. O propósito é reunir brinquedos, roupas infantis, fraldas, mamadeiras, bicos, material de higiene leite em pó e fórmulas, entre outros. As doações serão recebidas de segunda a sábado, das 9h às 19h, durante todo o mês de maio.