Municipalidade promove reunião com diretoras escolares para alinhar prioridades do ano letivo em Torres

foram abordadas orientações sobre o calendário escolar, carga horária, horas-atividade e a questão do uso de celulares em sala de aula alinhando as práticas à legislação vigente (proibido, apenas permitido para uso pedagógico)

5 de fevereiro de 2025

Na manhã desta terça-feira (04 de fevereiro), a Secretaria Municipal de Educação de Torres realizou a primeira reunião de 2025 com as diretoras das escolas municipais. O encontro, conduzido pela secretária Rosa Lummertz, contou com a presença do prefeito Delci Dimer e do vice-prefeito André Pozzi, que reforçaram o compromisso com uma educação de qualidade e motivaram os profissionais para um ano produtivo.

Após um coffee break de integração, a secretária apresentou a equipe técnica da pasta e destacou temas prioritários, como a Educação Especial Inclusiva e o projeto “Primeiros Socorros”, que visa capacitar alunos para emergências. Além disso, foram abordadas orientações sobre o calendário escolar, carga horária, horas-atividade e a questão do uso de celulares em sala de aula alinhando as práticas à legislação vigente (proibido, apenas permitido para uso pedagógico).

Outros pontos debatidos incluíram a gestão de redes sociais das unidades escolares, o processo de contratação de servidores e a importância do diálogo contínuo entre a Secretaria e as escolas. A secretária Rosa enfatizou a necessidade de fortalecer a comunicação para garantir o bom andamento das atividades pedagógicas e administrativas.

O prefeito Delci Dimer e o vice André Pozzi participaram do encontro destacando o papel fundamental dos educadores no desenvolvimento do município. “Contamos com o empenho de todos para que 2025 seja um ano de conquistas e aprendizados significativos”, afirmou Delci. A reunião marcou o início das ações preparatórias para o ano letivo, reforçando a parceria entre a gestão municipal e as instituições de ensino.

 

Proibição de celulares em sala de aula

 

O ano letivo começa com a restrição do uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. A determinação é da Lei Federal 15.100, sancionada no início de janeiro deste ano, e que procura limitar o uso de dispositivos eletrônicos portáteis nas escolas públicas e privadas, tanto nas salas de aula quanto no recreio e intervalos, mas permite o uso pedagógico, ou seja, quando autorizado pelos professores.

Segundo o governo federal, a nova medida tem como meta proteger as crianças e adolescentes dos impactos negativos das telas na saúde mental, física e psíquica, segundo o Ministério da Educação (MEC) e já foi adotada em outros países, como França, Espanha e Dinamarca.

 

FONTES – Prefeitura de Torres e Agência Brasil


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados