Municipalidades de Torres e Passo de Torres fazem acordo para restaurar ponte sobre Rio Mampituba

Decisão foi tomada em audiência de conciliação na tarde desta terça (03), mediada pelos Ministérios Públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Ponte de concreto que cruza o Rio Mampituba (FOTO - A FOLHA Torres)
4 de setembro de 2024

Os municípios vizinhos de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) estabeleceram um acordo de cooperação para restaurar a ponte Anita Garibaldi, travessia de concreto utilizada por veículos para atravessar o Rio Mampituba. A decisão foi tomada em audiência de conciliação na tarde desta terça-feira (3), mediada pelos ministérios públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo informou matéria do GZH sobre o assunto, uma empresa será licitada pela prefeitura catarinense para montar o projeto e definir o orçamento necessário. Ficou definido que o custo será dividido em 50% para cada município. “Uma nova audiência ficou marcada para 12 de novembro, em que se espera que o projeto já esteja pronto para ser debatido. Além disso, a audiência também repercutiu o fato de veículos que ultrapassam 10 toneladas ainda utilizarem a ponte, mesmo após os municípios instalarem limitadores restringindo o tráfego”.

A ponte – que faz ligação interestadual entre o RS e SC – é ponte nomeada de Anita Garibaldi pelos catarinenses, e Ponte Interestadual José Mário Soares Noronha pelos gaúchos. Conforme o assessor jurídico de Passo de Torres, Luiz Fernando Martins, a prefeitura pretende realizar um estudo para aumentar a estrutura de restrições e não descarta a instalação de cancelas no trecho. Já a municipalidade de Torres, segundo ele, deve reforçar a fiscalização no local com servidores da prefeitura.

 

Ponte foi inaugurada em 2007

A ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2007, tendo 118 metros de extensão e 11 metros de largura. Foi um marco para a região ao possibilitar que veículos cruzassem o rio Mampituba (fronteira entre RS e SC) e chegassem facilmente de Torres ao Passo (e vice-versa).  Antes da construção, a travessia do rio era feita majoritariamente por balsa.

 


Publicado em: Infraestrutura






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