Os municípios vizinhos de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) estabeleceram um acordo de cooperação para restaurar a ponte Anita Garibaldi, travessia de concreto utilizada por veículos para atravessar o Rio Mampituba. A decisão foi tomada em audiência de conciliação na tarde desta terça-feira (3), mediada pelos ministérios públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Segundo informou matéria do GZH sobre o assunto, uma empresa será licitada pela prefeitura catarinense para montar o projeto e definir o orçamento necessário. Ficou definido que o custo será dividido em 50% para cada município. “Uma nova audiência ficou marcada para 12 de novembro, em que se espera que o projeto já esteja pronto para ser debatido. Além disso, a audiência também repercutiu o fato de veículos que ultrapassam 10 toneladas ainda utilizarem a ponte, mesmo após os municípios instalarem limitadores restringindo o tráfego”.
A ponte – que faz ligação interestadual entre o RS e SC – é ponte nomeada de Anita Garibaldi pelos catarinenses, e Ponte Interestadual José Mário Soares Noronha pelos gaúchos. Conforme o assessor jurídico de Passo de Torres, Luiz Fernando Martins, a prefeitura pretende realizar um estudo para aumentar a estrutura de restrições e não descarta a instalação de cancelas no trecho. Já a municipalidade de Torres, segundo ele, deve reforçar a fiscalização no local com servidores da prefeitura.
Ponte foi inaugurada em 2007
A ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2007, tendo 118 metros de extensão e 11 metros de largura. Foi um marco para a região ao possibilitar que veículos cruzassem o rio Mampituba (fronteira entre RS e SC) e chegassem facilmente de Torres ao Passo (e vice-versa). Antes da construção, a travessia do rio era feita majoritariamente por balsa.