O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, vai dando os primeiros passos para a retomada do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Em edital publicado no Diário Oficial da União na manhã dessa terça-feira,18, apresentam-se 6,2 mil vagas abertas em todo o país. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Para o Rio Grande do Sul, está previsto que sejam selecionados 552 profissionais em 216 municípios. Segundo levantamento do portal G1 RS, até fevereiro de 2023, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) somava 1.320 profissionais dos programas Mais Médicos (governo de Dilma) e Médicos Pelo Brasil (governo Bolsonaro PL) atendendo no RS. O Mais Médicos tinha 491 postos ocupados e 412 vagos, enquanto o Médicos Pelo Brasil tinha 289 profissionais atuando e 128 vagas em aberto no estado.
10 cidades do litoral podem solicitar profissionais da saúde
Aqui no litoral norte, das 23 cidades da região, 10 podem solicitar os profissionais de saúde. O município de Maquiné tem três vagas em aberto. Cinco cidades da região podem solicitar dois profissionais: Capão da Canoa, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia e Torres. Já Imbé, Mampituba, Arroio do Sal e Caraá tem uma vaga aberta cada.
Neste primeiro momento, os gestores de saúde municipais dos locais indicados no edital devem indicar quantas vagas pretendem preencher.
“Até o fim de 2023, o Ministério da Saúde prevê a abertura de 15 mil vagas do Mais Médicos no país, chegando, assim, a mais de 28 mil médicos atuando no país para prestar serviços a mais de 96 milhões de brasileiros. Para tal, o investimento do governo federal, neste ano, será de R$ 712 milhões”, ressalta a comunicação do Governo Federal.