Em pouco tempo, o Museu Histórico de Torres, antigo prédio da Prefeitura de Torres, será transformado em multiespaço cultural. Esta importante obra para o município, que vai beneficiar o imóvel (edificado em 1950), teve o contrato assinado no dia 15 de junho pelo prefeito Carlos Souza e o representante da construtora vencedora do processo licitatório. Após ser assinada a Ordem de Serviço para a revitalização da reforma parcial do prédio, o cronograma será de seis meses.
A obra projetada para o imóvel (situado na Rua Júlio de Castilhos, 707), tem a finalidade de recompor a estrutura do telhado, a parte das esquadrias externas, instalações de prevenção e combate a Incêndios, pintura externa das alvenarias, nova instalação elétrica e a acessibilidade. O projeto é da Secretaria Municipal e Planejamento. No ato da assinatura participaram também o vice-prefeito, Fábio Amoretti, e os secretários do Planejamento, Matheus Junges, e da Cultura e Esporte, Mauri Rodrigues.
Emenda parlamentar para viabilizar melhorias
As melhorias neste espaço privilegiado serão viabilizadas por emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário, por meio da indicação da ex-vereadora Zete Silveira, agora, diretora do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau. “A obra contará também com uma contrapartida do município. A emenda é de R$ 231.120,62. Com esta obra, o prédio vai oferecer um ambiente com segurança e mais agradável aos visitantes”, indica a prefeitura de Torres.
O local também sediará a Biblioteca Municipal e terá uma sala de multiuso (indo de encontro com pedido recentemente feito pelo Cineclube Torres, em relação ao local), enfim, vários projetos culturais serão concentrados no lugar. “Em decorrência da obra, o prédio será fechado temporariamente. Quem quiser conhecer mais sobre a cultura de nosso município, em breve deverá visitar o Museu, que tem nome oficial de Museu Histórico, Antropológico, Arqueológico e Oceanográfico de Torres”, conclui a municipalidade.