Levando seus teclados para os bairros de Torres,com o transporte realizado pelo CRAS(Centro de Referência em Assistência Social) o Projeto Elsa Engel segue propiciando aulas de piano e teclado também para as crianças e jovens que não podem se dirigir ao centro da cidade. “Estamos ministrando aulas para pessoas da Casa de Acolhimento, também com pessoas em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social). Estamos aguardando também que a Brigada Militar nos encaminhe jovens que participam do PROERD conforme desejo do comando da BM de Torres” explica o professor e idealizador do projeto, Luís Felipe Kunz, que há 20 anos ministra aulas do tipo.
O projeto, que atende alunos de todas as idades (à partir de 5 anos) nos horários das 9.00 às 16.00 horas (inclusive ao meio dia), está transformando-se num projeto itinerante,tendo em vista sua atuação em bairros diversos da cidade. Nas segundas, terças e sextas as aulas se realizam em Igreja do Centro de Torres (rua BALBINO DE FREITAS, 709). Já nas quartas ocorre na VILA SÃO JOÃO; nas quintas no BAIRRO SÃO JORGE; e aos sábados na PRAIA SANTA HELENA .
Benefícios do aprendizado músical
Os benefícios de apreender a tocar um instrumento musical (como o teclado) são inúmeros; estimulam a memória, ativando a áreas do cérebro ligadas ao aprendizado de algo novo. A disciplina, a leitura e a concentração também são beneficiadas através das aulas de musica, sem deixar de falar no lado lúdico, que ao tocar um instrumento proporciona, trazendo prazer e relaxamento.
Conforme relatou o professor Luís Felipe Kunz, ele sente que o Projeto Elsa Engel “está surpreendendo as diversas comunidades das periferias da cidade , por levar aulas de teclado e piano totalmente gratuitas, algo que jamais foi feito em Torres. Creio que por isso estamos tendo grande repercussão e reconhecimento, além de excelente apoio recebido nestas comunidades”
O projeto Elsa Engel conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Torres (através do CRAS e CREAS), da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,da Brigada Militar,do Ministério Público do RS, de empresários ligados à ACTOR (Asssociação Torrense dos Construtores), da Redemac Bomagg e do Jornal A FOLHA. Há também apoios da Docile e Charrua (empresas de Lajeado) e recentemente do Lions Internacional , da Imobiliária Passarinho. Informações e inscrições podem ser feitas através dos fones: (51) 984066337 – TIM e (51) 995051329 – VIVO.