Na última sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 23 de setembro, participaram da Tribuna Popular o presidente da Colônia de Pescadores de Torres, Osvaldo Alvez e o consultor que está elaborando projetos para a Colônia, professor Walter Nisa Castro. Eles foram compartilhar publicamente sobre o lançamento de um projeto de assistência especial aos pescadores associados na Colônia de Torres e a seus familiares.
Conforme o professor Walter, não está sendo cumprida a constituição brasileira perante os trabalhadores, constituição. Para ele, a constituição promete em seu texto assistência aos trabalhadores, assim como políticas públicas estruturadas para o setor, mas na prática os gestores acabam não cumprindo a promessa.
Problemas cardiovasculares e suas causas
O trabalho será para diminuir o risco de problemas cardiovasculares na categoria. As ações são de difusão de atividades diversas entre pescadores e suas famílias, para que não haja costumes que geram stress, alimentação não saudável e sedentarismo. O programa também prevê aproximação maior entre os associados à Colônia dos Pescadores e as políticas públicas de saúde em Torres. O trabalho irá indicar demandas das pessoas pelos serviços para prever ou mitigar problemas de Saúde que geram doenças coronárias.
Conforme o professor Walter, este trabalho já foi feito, assim como sua manutenção está tendo continuidade junto aos pescadores e moradores da cidade do Passo de Torres, com resultados positivos já auferidos.
A Colônia dos Pescadores de Torres é uma espécie de Sindicato da Categoria, que além de defender os interesses dos trabalhadores da pesca na cidade, possui presença firme na integração entre as políticas públicas nacionais perante os pescadores.