Na segunda (25), Cineclube Torres vai exibir filme gaúcho “Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira

O ciclo de novembro do Cineclube Torres, com filmes gaúchos na temática "Um Certo Cinema de Porto Alegre em Torres", entra na sua última semana.

23 de novembro de 2024

Estreia na direção de longas da atriz carioca (mas radicada em Porto Algre) Cristiane Oliveira, “Mulher do Pai” é um filme que aparentemente se encaixa no subgênero cinematográfico “coming-of-age”, que define obras que lidam com a transição da personagem principal para a idade adulta. A particularidade nesse caso é a ambientação, fora de uma área urbana, numa periferia rural e fronteiriça entre Rio Grande do Sul e Uruguai.
O filme será exibido na próxima sessão do Cineclube Torres, na última semana do ciclo temático “Um Certo Cinema de Porto Alegre em Torres”. A exibição será às 20h de segunda (25), na Sala Gilda e Leonardo (na UP Idionas – Rua Pedro Cincinato Borges, 420, centro de Torres). Este ciclo de novembro integra projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 – Lei Paulo Gustavo.
A sessão, sempre entrada franca, é parte da programação continuada do Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Sobre o filme
A jovem é a Nalu (Maria Galant) que precisa cuidar do pai cego (Marat Descartes), após a morte da avó que os criou como irmãos. Quando o pai Ruben percebe o amadurecimento da filha, surge uma desconcertante intimidade entre eles.
A Cristiane Oliveira “introduz um olhar algo longilíneo sobre sexualidade a partir de uma tensão silenciosa entre pai e filha, que vivem momentos opostos, mas igualmente desestabilizadores, em suas relações com o sexo.” (Reinaldo Glioche)
“Mulher do pai” foi exibido em 2016 na 18ª edição do Festival do Rio, de onde saiu com os prêmios de direção, atriz coadjuvante e fotografia, e no Festival de Berlim, na mostra Generation.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados