Nesta segunda (09), Cineclube Torres exibe filme “2046 – Os Segredos do Amor “de Wong Kar-Wai

O filme – com sessão gratuita pelo Cineclube Torres- inaugura o ciclo de dezembro, "Solstícios", com visões cinematográficas peculiares sobre este período do ano.

9 de dezembro de 2024

Após a exibição especial para o Dia Nacional do Samba, o ciclo de dezembro do Cineclube Torres terá o tema  “Solstícios” – que começa com o filme o filme “2046” de Wong Kar-Wai. A película é idealmente a sequência do “Amor à Flor da Pele”, completando a Trilogia do Eterno Feminino composta por “Dias Selvagens”, “Amor à Flor da Pele” e “2046-Os Segredos do Amor”.

A sessão, com entrada franca, será exibida nesta segunda (dia 9) às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres). A exibição é realizada pelo Cineclube Torres –  associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

Sobre o filme

Hospedado em um hotel em Hong Kong, o jornalista Mo Wan Chow (Tony Leung) escreve um livro de ficção científica sobre o futuro enquanto recorda seus relacionamentos do passado.

Na trama assume uma relevância especial o dia de Natal, o 24/12, embora ele seja relacionado com o dia da invasão japonesa de Hong Kong, na 2a guerra mundial, e o título do filme ser alusivo ao último ano da antiga colônia inglesa antes de passar definitivamente sob o controle político da China.

As personagens principais do filme, todas falando entre si idiomas diferentes (mandarim, cantonês e japonês), sem deixar de se entender é uma mensagem clara da exigência da comunicação entre culturas, independentemente de qualquer fator político divisor.

O diretor Wong Kar-Wai é um cineasta chinês radicado em Hong Kong e pertence ao movimento chamado de “Segunda Nova Onda” do cinema de Hong Kong. Foi o primeiro chinês a ganhar o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 1997.


Publicado em: Cultura






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