A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu comunicado nesta quinta-feira (17) prevendo que a passagem de uma frente fria poderá provocar ventos fortes – de direção Sudoeste a Sul – com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna. Essas condições deverão ocorrer entre a manhã do dia 19 de setembro e a manhã do dia 20 de setembro.
“No mesmo trecho, a atuação dos ventos e a propagação de um sistema de marulhos poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sul com até 5,0 metros de altura, entre a manhã do dia 19 de setembro e a manhã do dia 21 de setembro”, ressalta o CHM, alertando para a possível condição de ressaca junto à orla .
Adicionalmente, a alta disponibilidade de umidade associada à temperatura da superfície do mar relativamente mais baixa favorecerá a formação de nevoeiros esparsos, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, (sul de Cananéia), entre a madrugada e a manhã do dia 18 de setembro.