Na manhã de sexta-feira (10 de maio), o prefeito de Torres, Carlo Souza, esteve no Ginásio do Torrense, localizado próximo ao Campo do Torrense (na Av. do Riacho), para acompanhar o trabalho realizado no Centro de Apoio da Campanha Doação Solidária – criado com o propósito melhor organizar as várias ações já realizadas pela Prefeitura às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Conforme o prefeito, “é neste ponto que estarão concentradas as doações desta campanha, numa grande ação organizada. A população também pode continuar entregando os donativos no Pronto Atendimento – PA 24h, na sede administrativa da Prefeitura e nas secretarias das escolas municipais”.
O prefeito agradece a solidariedade do povo torrense e comenta que as doações da Campanha Doação Solidária serão encaminhadas para municípios ditados pela Defesa Civil do Estado e também para os desabrigados que se encontram em Torres. Toda água recebida será encaminhada para Porto Alegre, devido ao fato de Torres contar com este abastecimento. De acordo com a Defesa Civil do Estado, responsável pela grande operação, no momento a orientação é de que os itens de maior necessidade são: água, colchões, cobertores, lençóis, ração, material de higiene pessoal, material de limpeza e fraldas descartáveis, infantil e geriátrica.
A comunicação da Prefeitura de Torres destaca que o município já vem realizando intenso trabalho de apoio aos atingidos pelas enchentes contanto com servidores da Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, entre outras, e voluntários. “Todo o trabalho desta manhã também contou com a participação dos integrantes do Grupo de Trabalho Apoio Solidário que está responsável por elaborar, pensar e definir as próximas ações da prefeitura de Torres no apoio à crise que o estado gaúcho vem enfrentando. Muitas doações chegaram nesta manhã. A Assistência Social já está fazendo um levantamento”, concluía a nota da municipalidade.
Estavam presentes na tarefa desta manhã de sexta, além dos voluntários, o secretário do Trabalho, Indústria e Comércio, Júlio Agápio, coordenador desta operação, a secretária da Assistência Social, Helvia Sanae Mano; o secretário de Cultura e do Esporte, João Alexandre Negrini; o secretário da Administração e Atendimento ao Cidadão, Maik Schardosim Scheffer, o vereador Fábio da Rosa e servidores municipais.