“Nossas manifestações são antigas”, diz presidente da Associação de Moradores do Bairro São Francisco sobre o esgoto

Um dos assuntos que continua sendo destaque e ocupando espaço nos meios de comunicação, gerado diversos comentários (muitos infelizmente negativos) é a situação em que chegou uma das praias mais bonitas de Torres - a Praia da Cal. Confira o posicionamento de Ernani Carmona, Presidente da Associação de Moradores do Bairro São Francisco, localizado bem ao lado da Praia Da Cal.

Vazamento de esgoto cloacal na junção das ruas Recife e Dunas, nesta semana
8 de fevereiro de 2024

Um dos assuntos que continua sendo destaque e ocupando espaço nos meios de comunicação, gerado diversos comentários (muitos infelizmente negativos) é a situação em que chegou uma das praias mais bonitas de Torres – a Praia da Cal.

Os boletins emitidos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) informavam as péssimas condições e a situação da balneabilidade na Praia da Cal e que poderia trazer como consequência – local impróprio para o banho…. o que aconteceu

Segundo salientou em grupo das redes sociais em final de janeiro,  o Presidente da Associação dos Associação dos Moradores do Bairro São Francisco, Ernani Carmona, as comunidades da Praia da Cal e do São Francisco, representando as  duas   presidências, “quando lhes era dada a oportunidade, levavam aos gestores municipais a situação atual das redes de escoamento do esgoto pluvial e cloacal (referente à Praia da Cal e entorno)”.

Ernani lembra que os dejetos produzidos pelos moradores destas comunidades são direcionados, parte para o sistema localizado na Praça Nossa Senhora dos Navegantes e ligado a rede da Rua Bomfim e, outra parte para o sistema de bombeamento da Rua São Domingos com a Rua Bomfim.

 

Questão teria sido apresentada nas discussões do Plano Diretor 

 

O Presidente da Associação de Moradores do Bairro São Francisco afirmou que a mais recente participação onde este tema do Saneamento Básico na Cal e São Francisco foi destacado pelas associações de bairro foi nas discussões do Projeto de Lei 010/2023 que propunha a atualização do Plano Diretor para o Município de Torres. “Também, vale a pena mencionar a nossa participação na Audiência Pública ocorrida nas dependências da Ulbra onde, em julho de 2022, nossa manifestação demostrava a preocupação de que a infraestrutura disponibilizada para as nossas comunidades estava necessitando de cuidados e o aumento de edificações nas áreas apontadas poderiam apresentar problemas maiores aos já existentes”.

Segundo Ernani, esta série de participações e o acompanhamento dos problemas que surgem no dia a dia nos bairros do São Francisco e Praia da Cal foram fatores predominantes para que a convocação das comunidades fosse feita, para ouvir das pessoas suas opiniões e contribuições como propostas para a atualização ao Plano Diretor.

Ernani mencionou que a Comunidade do Bairro, em Assembleia convocada pela Presidência e realizada em 10 de outubro de 2023 aprovou e a Comissão Especial acatou as decisões – tornando-as como emendas possíveis (ao projeto do Plano Diretor de Torres, na Câmara). “Mas colocadas em votação no dia 29/11, foram rejeitadas por 11 votos contra e 01 a favor”.

Concluindo seu posicionamento, o Presidente da Associação de Moradores da Praia da Cal afirma que não procedem “os comentários mentirosos de que as Presidências das Associações destes bairros retiraram as propostas apresentadas (referente a situação do esgotamento sanitário destes bairros, no Plano Diretor)”. Elas foram transformadas em emendas de números 29, 30,31, 55 e 56, apresentadas e assinadas pelos membros da Comissão Especial, discutidas e rejeitadas pela maioria dos vereadores”.

 

 

 

Por Ernani Carmona – Presidente da Associação de Moradores do Bairro São Francisco


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados