Notícias do dia – nacionais/ internacionais (19 de fevereiro)

Seleção resumida de NOTÍCIAS  DO DIA (19/02) na Cultural FM – Torres

Imagem: Pixabay
19 de fevereiro de 2025

 

 

INTERNACIONAIS

– Estados Unidos e Rússia discutiram na Arábia Saudita o futuro da guerra na Ucrânia. O presidente Volodymyr Zelensky criticou a ausência de ucranianos e europeus. Líderes europeus também reagem.

– Trump minimiza queixas da Ucrânia sobre negociações de paz e diz que pode se encontrar com Putin ainda neste mês.

– Depois do cessar-fogo, Israel retira tropas – mas manteve postos no sul do Líbano.

– Um novo boletim médico afirmou que o Papa está com pneumonia nos dois pulmões.

– Brasil vai ingressar no fórum da Opep+, decide governo. Anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Com a decisão, Brasil entrará no grupo de países aliados da organização que reúne 13 grandes produtores de petróleo. Ambientalistas criticam a decisão do governo de aceitar o convite da Opep.

– Após boicote contra Elon Musk, venda de veículos Tesla despenca na Europa

 

NACIONAIS

– Roubos, furtos e golpes de celular mobilizam forças de segurança. Em São Paulo, investigadores encontraram armas usadas em assaltos com motos. No Rio, gravações revelaram como os bandidos monitoravam as vítimas na rua.

– Bolsonaro e mais 33 denunciados pela PGR pelo crime de tentativa de golpe de Estado: ex-presidente pode ser preso? Entenda o que prevê a lei.

– Defesa de Bolsonaro chama denúncia de ‘narrativa fantasiosa’. Em comunicado, equipe afirma que ex-presidente nunca compactuou com tentativa de golpe.

– Bolsonaro vai ao Congresso pedir a parlamentares que analisem anistia a vândalos do 8 de janeiro. Ex-presidente participou de almoço com senadores da oposição. Questionado sobre possibilidade de ser denunciado pela PGR, Bolsonaro disse ter ‘zero’ preocupação com as acusações.

– Em reunião sem Haddad, ministros apresentam a Lula estragos e desgaste de medidas da Fazenda. – Governo se reúne após Datafolha indicar queda de popularidade de Lula e aponta Pix e blusinha como principais desgastes.

– O ministro Haddad está fora do país, em visita ao Oriente Médio, desde o dia 14 de fevereiro, e só estará de volta ao Brasil na madrugada desta quinta (19).

– Desidratação no calor: xixi é ‘termômetro’ para evitar quadro; crianças e idosos correm maior risco- Para adultos saudáveis, com nível de consciência normal, problema é ‘clinicamente pouco relevante’, explicam médicos. Situação mais preocupante acontece ‘nos extremos’: na infância, com bebês e crianças que não pedirão água, e na terceira idade, já que idosos sentem menos sede.

 

CAPAS DOS JORNAIS DO CENTRO DO PAÍS E POA

* O GLOBO- PGR denuncia Bolsonaro como líder de tentativa de golpe em 22

* O Estado de SP- Bolsonaro e 33 aliados são denunciados pela PGR por tramar golpe de Estado. Se somadas, as penas somadas poderão chegar a 43 anos

* Folha de SP – Bolsonaro é denunciado ao STF sob a acusação de liderar trama golpista. Mais 33 foram acusados, inclusive Braga Neto

*ZH – Procurador denuncia Bolsonaro como líder de trama golpista. Documento aponta que Bolsonaro sabia e concordou com plano para matar Lula

 

O Assunto G1#1410: Bolsonaro denunciado por tentativa de golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi acusado formalmente pela PGR por cometer 5 crimes. Além dele, outras 33 pessoas foram denunciadas por tentativa de golpe de Estado – entre essas pessoas estão militares e integrantes do chamado “núcleo duro” do governo Bolsonaro.

Segundo a denúncia enviada pela PGR ao Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro liderou a trama golpista que culminou no ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Ainda de acordo com a denúncia, Bolsonaro sabia e concordou com o plano para matar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O documento de mais de 270 páginas indica que Bolsonaro adotou um tom de ruptura democrática desde julho de 2021. Segundo a denúncia, outros planos foram colocados em prática pela organização criminosa liderada por Bolsonaro, que tinha por objetivo o “controle total sobre os três Poderes”.

Se a denúncia assinada pelo Procurador-Geral da República for aceita pelo STF, os acusados vão se tornar réus e responderão a processo penal no Supremo.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados