14ª Feira da Biodiversidade e 7ª Feira da Economia Solidária: Em Três Cachoeiras, soluções para problemas socioambientais da atualidade

27 de junho de 2016



Por Centro Ecológico
__________________

As escolas, grupos de agricultura ecológica, técnicos e pessoas urbanas que participaram da 14 ª Feira da Biodiversidade e 7 ª Feira da Economia Solidária, quarta (15) e quinta-feira (16) em Três Cachoeiras, viram os temas Agroecologia, biodiversidade e agroflorestas, como uma possibilidade de vida respeitosa com o bioma Mata Atlântica. "Esses temas trabalhados aqui nos remetem a valores pessoais que, com nossos atuais contextos polí­ticos e históricos, têm se perdido nas últimas décadas",observou o agente administrativo da írea de Proteção Ambiental (APA) Rota do Sol Everson Fleck.
Para o tecnólogo em Desenvolvimento Rural, muitas vezes os consumidores urbanos desconhecem que, ao contrário da produção convencional, o cultivo agroecológico propíµe uma interrelação harmoniosa com os recursos naturais. Fleck destacou que a Apa Rota do Sol, sendo uma unidade de conservação de uso sustentável, precisa de manejos sustentáveis também.

Exemplos de vida sustentável vieram de municí­pios do Litoral Norte e de outras regiíµes


Exemplos não faltaram. Vindos de comunidades de Maquiné, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Mampituba e também dos Núcleos Serra, Missíµes e Planalto da Rede Ecovida de Agroecologia, 17 bancas expuseram pães, doces, tubérculos, cucas, sucos, polpas, temperos, projetos de Educação Ambiental, artesanato, cestaria e plantas valorizando a biodiversidade e o cuidado com o meio ambiente. A proposta, segundo o agricultor Mauro Martins, do núcleo Três Passos da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), é mostrar para mais gente o trabalho realizado na propriedade. A gente divulga, outras pessoas se interessam, quem quer consumir e agricultores que vão interagir.
E a  interação mencionada por Mauro pode ser aprofundada numa das cinco oficinas ou nos dois seminários promovidos durante o evento. No seminário sobre Agroecologia, Claudio Alberto dos Santos, do Instituto educar de Carazinho, fez uma introdução sobre o tema para a juventude. Em sua palestra, o professor alertou que ao mesmo tempo em que o mercado está se abrindo para alimentos orgânicos, os jovens precisam ser resistentes em relação ao poder de persuasão das grandes empresas.
Já a mestranda em Desenvolvimento Rural Anelise Becker Vieira, fez uma fala no seminário sobre os resultados de seu estudo. Segundo Anelise, os jovens que optam pela Agroecologia encontram mais alternativas para comercialização e maior qualidade de vida que jovens urbanos ou da agricultura convencional.   Na Jornada Pegagógica, a palestra de Andréa Ketzer Osorio, da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, trouxe outras leituras e possibilidades de Educação Ambiental para as educadoras da Teia Mata Atlântica e da rede pública do municí­pio.
Depois da palestra, professoras da rede pública de Três Cachoeiras, Mampituba e Torres apresentaram projetos que tiveram a personagem Nina como tema gerador. O aniversário de 10 anos da personagem criada pela professora Adriane Lippert Bittencourt foi um dos destaques da tarde, com o lançamento da quarta aventura da série: Nina e sua turma EM vida de minhocas, com direito í  contação de história em ví­deo e festa.  A autora do livro ainda foi escolhida para ser patrona da Feira do Livro de Três Cachoeiras.

 

 

Consultor da Fao elogia evento e participação das crianças

Em visita ao Litoral Norte para se reunir com a ONGs de assessoria técnica Centro Ecológico, com a Ação Nascente Maquiné e representantes da Rede Ecovida de Agroecologia, o consultor de projetos da Organização das Naçíµes Unidas para Agricultura e Alimentação Carlos Biasi, disse que o fato de ser a 14 ª edição mostra que a população local aprova o sucesso do evento. Outro aspecto destacado pelo agrí´nomo foi a presença das crianças, participando, conhecendo, ouvindo as professoras, ajuda a criar uma consciência ambiental.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados