No dia 30 de março, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba realizou palestra – em parceria com a LOGSUL Logística Reversa – para alunos do ensino médio da Escola São Domingos (Rede Sagrado) em Torres. O objetivo da palestra foi conscientizar sobre a destinação adequada do óleo de cozinha usado. A Presidente do Comitê, Leonila Ramos, e o Secretário Executivo Christian Linck da Luz, juntamente com o Sr. Gérson Gí¼ths foram recebidos com carinho pelos professores da Escola São Domingos, em Torres (especialmente pelo prof. Benedito Ataguile, integrante da ONG Onda Verde).
O Comitê Mampituba divulgou suas açíµes em defesa da água e da bacia de nosso Rio Mampituba. Foi introduzido aos estudantes o projeto de Educação Ambiental "óleos para o futuro" onde se trata o óleo de cozinha como um elemento extremamente poluidor quando descartado nas águas – uma vez que poucas gotas de óleo são capazes de deixar insalubre vários litros d’água.
Gerson divulgou o trabalho de sua empresa Logsul Logística Reversa – que trabalha, aqui em Torres, com a coleta do óleo de cozinha e encaminhamento para reciclagem. Gerson reforçou sobre os malefícios do óleo de cozinha – componente que, na água, causa desde a morte de peixes e fitoplanctons (responsáveis principais pela fotossíntese, que nos fornece oxigênio) até a disseminação de doenças e geração do gás metano (20 x pior pra camada de ozí´nio que o dióxido de carbono). Ou seja: não descarte o óleo doméstico nos vasos sanitários ou nas pias.
Onde descartar o óleo de cozinha?
E é muito fácil ajudar no processo de reciclagem do óleo de cozinha: basta guardá-lo numa garrafa PET e entregar nos locais adequados de coleta. Em Torres, os pontos de coleta são na escola Marcílio Dias, na Unidade da Corsan, nos postos de combustível da Rede SIM, no Supermercado Dia e com o pessoal que trabalha com a Coleta Seletiva. Uma simples atitude que contribui para muda o mundo… para melhor. A natureza agradece!