.
Por Guile Rocha
______________
A realização do Concurso ‘Prato Típico de Torres’, torneio profissional de Gastronomia que vai escolher o prato que melhor representa nossa cidade, está movimentando especialistas da culinária local. Dentre mais de 30 nomes que inicialmente estavam pré-inscritos, 9 respeitaram criteriosamente o regulamento e irão participar da competição, que ocorrerá no espaço do Festival do Balonismo de Torres. í‰ o que conta Val Silva, responsável pela Sala do Empreendedor da prefeitura de Torres, que visitou a redação do jornal A FOLHA na última quarta-feira (19).
Os inscritos são Jaqueline Oliveira (Schatel Restaurante); Roberto Camarão (De Rose Hotel); Lurdes Raupp (Restaurante Pioneiro); Pierra Borba (Cantinho do Pescador). Também haverão representantes do Sergio’s Gourmet, Guarita Park Hotel e Boteco do Bola, além dos cidadãos torrenses Angela de Assis e Guilherme Freitas. Val Silva explica que, para manter a isenção, os jurados serão todos de fora, mestres de cozinha e chefs da área gastroní´mica de Florianópolis, Porto Alegre, Criciúma e Sombrio.
O concurso será realizado numa cozinha profissional instalada dentro do caminhão da AGAS – que estará no Parque do Balonismo. “Os inscritos se apresentarão um por vez, e tem um prazo de 40 minutos (no máximo) para fazer e apresentar os pratos. Por isso, alguns ingredientes serão levadas pré-prontos (para o concurso)”, disse Val.
Concurso valoriza cultura gastroní´mica local
Os prato ainda são um segredo, uma caixinha de surpresas que só se revelará na hora do evento Mas conforme explicou a representante da Sala do Empreendedor, o regulamento do Concurso Prato Típico indica que a receita a ser apresentada terá de ter como base frutos do mar e guarniçíµes típicas da região. “Isso porque Torres é marcada pelo litoral, então tem que ser um prato acessível ao torrense, que vejamos aqui sempre – como mariscos, peixes da região. Fora o fato de que a cultura da pesca deve ser valorizada, pois temos muito pescadores por aqui, historicamente”.
Os ganhadores serão conhecidos no dia 1 º de maio, segunda-feira, í s 10h. Os três primeiros lugares ganharão troféu, sendo que o profissional vencedor terá ampla divulgação de seu prato típico na mídia local e regional, e o prato poderá fazer parte do menu de restaurantes locais.
O concurso é realizado pela prefeitura de Torres, mas Val comemorou a boa receptividade do concurso pela comunidade, sendo que houveram várias parcerias (como da Associação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Torres – AHRBS) e apoio da iniciativa privada, – que está ajudando e até patrocinando o evento. “O pessoal tá abraçando, se envolvendo nas reuniíµes. Mantendo este entusiasmo, a busca (da prefeitura) é encontrar parcerias para, depois, realizar um evento gastroní´mico no inverno, movimentando Torres com o melhor de nossa culinária”, conclui.
Dia 25 de abril (terça-feira) será feito o lançamento oficial do Projeto Prato Típico, no Hotel De Rose.