O Governo Municipal de Três Cachoeiras vai mudar a forma da coleta e destino lixo na cidade. Conforme nota emitida para a imprensa na última quinta-feira, após solicitar um levantamento (do Departamento do Meio Ambiente) em relação aos custos do município para descartar os resíduos domésticos na cidade de Içara, em SC, "os técnicos calculam a possibilidade de diminuir em até 80% o volume dos resíduos e ainda gerar emprego e renda para a cidade, caso implantem uma nova forma de Coleta Seletiva. Conforme a mesma nota da assessoria de comunicação da prefeitura local, o prefeito Flávio Lipert, ao aceitar a possibilidade, colocou toda a equipe de governo a disposição para buscar parcerias e encontrar formas de gerenciar efetivamente a coleta seletiva em todo o município e gerar economia.
Lançamento será na Semana do Município
A organização da ideia já envolve o departamento do Meio Ambiente, Secretarias Municipais, Conselho Municipal do Meio Ambiente, a Associação de Recicladores, Câmara de Vereadores, Conselho de Clube de Mães, Emater e outras entidades. Elas se reuniram e reformularam o Programa de Coleta Seletiva, que será lançado oficialmente í comunidade na Semana do Município no próximo dia 02 de maio, na Câmara de Vereadores í s 14 horas.
A partir da próxima semana, será divulgado um cronograma com os dias e horários que o caminhão recolherá exclusivamente os resíduos domésticos recicláveis. Todo material será encaminhado í sede da Associação de Recicladores para que possa ser prensado, pesado e vendido pelos associados.
O objetivo do programa é audacioso, mas será possível de se concretizar com a parceria de todos", afirma o prefeito Flavio Lipert. Se atingirmos as metas de diminuir as toneladas de materiais que são semanalmente destinados ao lixo comum, mesmo na realidade este material na sua maioria sendo reciclável, teremos em pouco tempo mais qualidade de vida, saúde, ambiente equilibrado, emprego, renda e economia de recursos financeiros, que podem ser investidos em outras áreas, festejou o prefeito. Estou confiante que chegou a hora de realmente mudar essa realidade na nossa cidade e desde já agradeço ao apoio que estamos recebendo, encerra.