Agencias de Turismo do RS visitam Torres para vender pacotes locais jápara o verão

10 de dezembro de 2009

 

Iniciativa de empresários, Sebrae e prefeitura municipal

mostra para agências a cidade de Torres

na linguagem de negócios

 

 

 

 

No final de semana passado, várias agencias de turismo do Estado do RS passaram o sábado e o domingo em Torres conhecendo a cidade como um todo, as suas peculiaridades que a diferenciam de outros destinos similares e, acima de tudo, a estrutura local para atender as demandas exigidas pelo mercado do turismo, um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. O grupo de agências de turismo emitivo do RS foi recepcionado pelo mesmo grupo do trade torrense que preparou durante o segundo semestre deste ano uma espécie de planejamento estratégico de prospecção do mercado de Torres em âmbito estadual, nacional e internacional, que definiu como principais tópicos diferenciais a serem valorizadas como nossos atributos locais a Gastronomia e as Belezas Naturais. Este programa, portanto, já faz parte ativa do Plano de Ação do grupo, que trabalha junto ao Sebrae RS e em parceria com a prefeitura municipal de Torres em várias frentes de desenvolvimento de toda a capacidade de turismo na cidade.

 

O chamado pelo Sebrae em seu trabalho de assessoria de Grupo Setorial do Turismo, formado por empresários da hotelaria, gastronomia e agencias de viagens locais acompanhou as agências de turismo do RS no que chamam de Famtur, que vem do Inglês (familiarização turí­stica).   O formato busca que as pessoas convidadas ajudem a desenvolver e divulgar o turismo em nas cidades, neste caso em Torres. í‰ também uma espécie de visita técnica na cidade, conhecendo Torres como um Destino turí­stico.

 

. No Famtur, os donos de estabelecimento de turismo e em alguns casos jornalistas especializados, são tratados como se turistas fossem. Consequentemente percorrem os pontos mais importantes da cidade para marcarem em suas memórias os diferenciais e peculiaridades dos destinos percorridos nos Fams e sentirem, afinal, o que passará na cabeça de seus clientes ao estarem aqui, consequentemente saberem o que realmente estão vendendo.

   

Divertimento com olho no faturamento e no mercado

   

 Eles percorreram no sábado o circuito do comércio e do artesanato de Torres; tomaram cafezinho em locais tradicionais da cidade; fizeram passeio de barco em alto mar e no Mampituba; almoçaram na beira do Rio na Gota Gastroní´mica; fizeram um passeio ao Vale do Paraí­so (Morro Azul) visitando propriedades rurais, um dos sub pacotes que podem incluir na vinda í  Torres para seus clientes; jantaram no Centro Alto da cidade e foram í s casas noturnas conhecerem alguns locais da noite torrense.

 

No domingo, praticaram Ví´o de Balão, fizeram outro passeio de barco, e após participaram de um City Tour de í´nibus, projeto existente de turismo receptivo dentro de Torres no veraneio. Após o almoço novamente na Rota Gastroní´mica, os donos de agências de viagem  realizaram uma caminhada na Torre do Meio e ví´os de Paraglaider no Morro do Farol. No final do tour fizeram a despedida com uma visita a uma Fruteira de beira de estrada tí­pica da região, onde saborearam uma autêntica degustação.

 

Conforme o empresário Marcelo Anicet, que trabalha em Porto Alegre há 15 anos com turismo, o Famtur, além de mostrar as peculiaridades locais por gente que entende profundamente, se feito deste jeito como em Torres, de forma organizada e por pessoas do trade do turismo, acaba também falando da linguagem de negócios, mercado e das exigências dos clientes.

 

As agências vendem hoje em dia soluçíµes para clientes, tanto em viagens de consumo quanto no Turismo de Negócios, e, portanto, a proximidade da realidade é matéria prima para nós, disse Marcelo. Ele também elogiou a organização do trabalho e disse que somente a cidade de Gramado e de Bento Gonçalves fazem este tipo de aproximação entre agências e o destino dentro do RS.

 

O Famtur recebeu apoio total das empresas torrenses que fazem parte do grupo que trabalha no projeto do trade local. Hospedagem, alimentação e translado (todos gratuitos para os visitantes) foram bancados pelo grupo de empresários.  Os hotéis integrantes do grupo Setorial e que hospedaram os agentes foram: Costa Dalpiaz, A Furninha, Pousada Vivenda da Barra, Pousada Punta Serena, Hotel São Paulo, La Barca e Portal.  Os restaurantes apoiadores foram: Souza, Beira Rio e A Prainha, A organização foi da ATAV, com as agencias Esmmeralda Turismo, Catur, Triptorres, Calábria Turismo e Torrescar. Os Guias de Turismo que acompanharam o grupo também de forma gratuita foram Dora Laidens, Vera Mattos, Rosa Maria Pereira e Elem Fontoura.  A Secretária Municipal de Turismo, o Sindilojas e o Sebrae foram os apoiadores institucionais do evento que trouxe pela primeira vez de uma forma organizada este grupo de empreendedores como forma também empreendedora de fomentar o turismo na cidade.

 Já está programado para o iní­cio de 2010, outro Fantour em Torres.  

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados