Agroindústria de ovos caipira serácriada para fomentar agricultores locais

23 de janeiro de 2010

Um grupo de mulheres da comunidade de Rio Verde está se organizando para criação de uma agroindústria de ovos caipira. Trata-se de uma atividade promissora, pois o produto, antes mesmo de entrar no mercado,  já tem comprador certo. Os ovos serão destinados í  alimentação escolar e serão comercializados diretamente entre os produtores e a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas Estaduais. A atividade é incentivada pela Secretaria Municipal de Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, que tem orientado o grupo quanto í  formalização da iniciativa.    

Para isso, foram realizadas palestras sobre técnicas de criação de frango para postura, equipamentos necessários, custos, formas de preparo dos ovos para comercialização e certificaçíµes necessárias. Esta é uma forma de desenvolvimento sustentável na qual o projeto de desenvolvimento da municipalidade ajuda os pequenos produtores a conquistarem sua representatividade no mercado e terem mercado co qualidade e preços competitivos.

   

Certificação de qualidade e respeito í s leis

          Para poder comercializar o produto, o grupo precisa se organizar e adquirir as certificaçíµes necessárias, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).Criado para promover o desenvolvimento da área rural, o SIM possibilita a comercialização legal dos produtos rurais industrializados de forma artesanal em todo o municí­pio. O selo é uma das ferramentas fundamentais para o Programa de Agroindústrias que está sendo implantado em Torres,  numa parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura. O selo de produto inspecionado é a garantia do consumidor de que está comprando um produto produzido dentro de normas higiênico-sanitárias.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados