FOTO: Para consumidores de orgânicos, alimentação saudável é direito de todos, especialmente das crianças (crédito: Betina Carcuchinski)
Na véspera do Dia da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o Centro Ecológico, por meio da Campanha Orgânicos para todos, perguntou a um grupo de consumidores da Cooperativa Ecotorres qual a relação entre a data celebrada em centenas de países e o consumo de alimentos sem agrotóxicos.
Para a bancária aposentada Neí Glades Francisco a relação entre orgânicos e o direito í alimentação se refere ao direito de todos a uma alimentação sadia, garantiu ela.
A advogada Kareen Martinatto lembrou que existem planos e políticas governamentais para divulgar a agroecologia, mas considerou que o aumento da produção sem veneno é determinada pelo aumento da demanda: A nós, consumidores e cidadãos, cumpre optarmos pelo orgânicos e, no exercício da cidadania, educar pela informação í sociedade.
O empresário Alexis Sanson relacionou o consumo de alimentos saudáveis í prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e outras que lotam o sistema público de saúde. O coordenador do Projeto Praia Limpa disse também que os orgânicos integrariam o direito a uma alimentação saudável e nutritiva especialmente de crianças e adolescentes, por isso planeja, para 2017, alguma ação de conscientização alimentar nas escolas. Poderá ter, entre os defensores da proposta, a professora Luciana Abel, que lamentou a qualidade da merenda escolar. Super engordativa na maioria das vezes, açúcar refinado, sal comum, totalmente remando contra o que preconiza para uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade.
Campanha vai premiar selfies
A campanha Orgânicos para todos, coordenada pela Sociedade Sueca de Proteção í Natureza (SSPN), está sendo implementada por 43 organizaçíµes de 31 países da ífrica, ísia, Indonésia, América Latina e Europa para estimular o cultivo e consumo de alimentos sem agrotóxicos.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com sede em São Paulo, e o Centro Ecológico, no Rio Grande do Sul, são as organizaçíµes responsáveis por divulgar a campanha. Ao longo do mês, o Centro Ecológico está desenvolvendo açíµes para comunicar principalmente a estudantes, professoras, consumidores das feiras, cooperativas e pontos de venda de orgânicos o tema Orgânicos para todos.
Em Torres, a cooperativa Ecotorres premiará com uma cesta de produtos orgânicos quem fizer uma selfie com a mandala – que está localizada em vários pontos comerciais da cidade, ou com a Nina, que está em vários pontos em Três Cachoeiras.
Para participar é preciso fazer uma selfie e postar no seu facebook com a #orgânicosparatodos. A foto mais curtida ganha, mas todos participam do sorteio.
Confira na imagem os pontos onde você pode encontrar a mandala ou a Nina: