Empresária brasileira que já veraneou por muitos anos em Torres Flávia Araújo Santos apresentou seu "caso" na França, onde no distrito da Normandia levantou dois hotéis e revitalizou parte do turismo local.
Na semana passada o curso de Turismo da Ulbra Torres proporcionou para seus alunos mais um encontro de trabalho visando dar uma visão prática para os estudantes de Turismo, hospitalidade e hotelaria da universidade de Torres. A empresária Flávia Araújo Santos, dona de dois hotéis na França, especificamente na região da Normandia, no norte do país, explanou durante duas horas suas experiências em seu caso, considerado de sucesso por todo o trade turístico, tanto da Europa quanto em geral.
A brasileira Flávia mora na Europa há mais de 20 anos, mas foi na infância e na adolescência veranista sistêmica de Torres.Na palestra, a hoteleira européia mostrou sua lição ao pegar dois hoteis praticamente desativados em uma região sazonal da França e conseguir fazer dele dois estabelecimentos vencedores, onde opera a todo o vapor no verão local e no inverno trabalha pelo menos com 50% da capacidade de hospedagem dos estabelecimentos.. Mostrou que sua estratégia principal foi de transformar os estabelecimentos extremamente focados em conceitos claros e diferentes, a após caprichar no atendimento e principalmente na decoração. Um dos hoteis tem conceito de beira de praia e sofisticação; o outro trabalha mais o conceito de história, aconchego e descanso, consequentemente recebe muitos artistas, jornalistas e empresários do mundo todo, que vêem no local uma fonte de inspiração e descanso.
Depois de feito o trabalho de conceituação, a empresária mostrou seu desafio em encarar a sazonalidade. Buscou para isto transformar os estabelecimentos com aconchegos de todas as estaçíµes. A pintura dos quartos, por exemplo, sofre mutaçíµes a cada mudança de temporada: verão e inverno. Outra tática utilizada pela hoteleira foi a efetivação de implementar o conceito nos estabelecimentos de hotel Butique (que vende todos os móveis utilizados na decoração além de quadros e enfeites em geral). O público deste tipo de conceito valoriza levar para casa lembranças dos hoteis, além de móveis para enfeites em suas casas. Alguns levam até quartos inteiros para decorar suas residências.
Marketing utiliza imprensa para trazer novos turistas
Mas a principal estratégia que a hoteleira utiliza para manter seus estabelecimentos com ocupação que dê lucros polpudos foi a de chamar sempre jornalistas de revistas especializadas para conhecerem os estabelecimentos e o próprio local, seus diferenciais e a cultura de ambos. A Normandia foi o local onde aconteceu o Dia D, qual seja, onde os aliados venceram a guerra contra o Nazismo (a segunda guerra mundial).
E a empresária nos Famtours que propicia para a imprensa trata de mostrar o conceito como um todo: os diferencia do hotel agregados í história e as vantagens que o lugarejo de menos de 10 mil habitantes proporciona para os turistas. O resultado disto são matérias e matérias nas revistas especializadas, que mostram a Normandia e de carona mostram os hoteis e seus claros conceitos competitivos de atendimento, decoração e aconchego
Flávia veraneou em Torres e
agora é empresária de
hotelaria na França