7 mulheres e 3 homens compíµem com prefeito (foto) a equipe de gestão da nova administração municipal
Por Guile Rocha
_____________
Em coletiva de imprensa realizada na manhã de quinta-feira (22) no salão de eventos do Hotel De Rose (Centro), o prefeito eleito de Torres, Carlos Souza, oficializou os nomes das 4 secretarias que faltavam ser anunciadas em sua equipe. Elas começarão a trabalhar a partir de 1 ° de janeiro, junto a nova gestão da prefeitura. Meios de comunicação, empresários e representantes da administração municipal se fizeram presentes no evento.
Carlos Souza iniciou a solenidade indicando que, na escolha de seu secretariado, buscou escolher nomes de pessoas dispostas a "conversar com Torres, que consigam achar soluçíµes em conjunto e a partir do diálogo". No anúncio destas 4 novas secretárias – todas mulheres – ele manteve sua prerrogativa de focar na gestão e no caráter técnico para a formação de sua equipe. "Com humildade e trabalho em conjunto, esperamos ter a sabedoria e serenidade para buscar o melhor para Torres. Esperamos também ter a firmeza para que, durante estes próximos 4 anos, possamos permanecer juntos".
4 novas secretárias
Para a pasta da Educação, foi anunciada a manutenção de Vilma Aguiar, nome respaldado pelos próprios servidores da educação municipal e que já vinha atuando como secretária nestes últimos 5 meses. Formada em Turismo, Vilma trabalhou por 12 anos em cargo administrativo junto a universidade ULBRA Torres, e salientou o grande desafio que é estar a frente desta importante secretaria. "A educação passa por todos os segmentos da sociedade. Da mesma forma que visualizo Torres como uma cidade de vocação turística, a educação precisa ser parceira nesta empreitada (para qualificar o turismo local). Torres tem, em média, o nascimento de 500 crianças por ano, por isso a demanda por educação de qualidade é sempre crescente. Precisamos ampliar o quadro de profissionais, adequar a estrutura física para atender a todos os estudantes e, principalmente, resolver a situação da educação infantil (dos 0 aos 5 anos). Além disso, precisamos de parceria para minimizar os problemas relacionados a falta de planejamento familiar, uma questão delicada. Estou aprendendo a cada dia, mas acredito que, juntos, podemos fazer um bom trabalho", destacou Vilma.
Já a secretaria de Meio Ambiente e Planejamento ficará aos cuidados de Eliana Machado . Arquiteta de formação, ela ajudou na elaboração da última revisão do Plano Diretor de Torres – realizada em 1995 – e assume com o objetivo de desburocratizar um pouco as questíµes ambientais e fazer andar, definitivamente, a importante pauta do Plano Diretor. "Vou me doar ao máximo para esta missão", salientou Eliana. "Trata-se de uma secretaria muito importante para o município, e espero ter a colaboração de todos para atingir nossos objetivos".
Neusa de Araújo Carlo será a nova secretária de Assistência Social. Com formação em Pedagogia e identidade com causas sociais (sendo que há mais de 20 anos presta trabalhos comunitários), ela atuou também como profissional do programa Primeira Infância Melhor (PIM). "Agradeço pela oportunidade e confiança. Já estou conhecendo a secretaria por dentro e vejo que a equipe é maravilhosa. Gosto de desafios, de ser testada, e adoro trabalhar com pessoas, pelo bem das pessoas. Espero que todos tenham o mesmo objetivo: que o município cresça e seja melhor ", indicou Neusa
Finalizando o anúncio de seu secretariado, Carlos Souza escolheu Pâmela Souza para assumir a Procuradoria do Município. Advogada de formação, Pâmela é a mais jovem da equipe, mas desde a campanha eleitoral vêm trabalhando com abnegação pela área jurídica da nova gestão, e diz que não teme as críticas que podem surgir. "Críticas virão, mas iremos responder com muito trabalho. A divida ativa do município anda meio parada – sendo que há mais de R$ 100 milhíµes a serem recebidos pelo município – e trabalharemos com destaque na área da execução fiscal, acreditando que isto trará um bom retorno para Torres. Agradeço ao prefeito pela oportunidade e pela confiança depositada no meu potencial, bem como no de outros jovens que irão atuar junto a prefeitura. Por mais que sejamos jovens, temos muita vontade de trabalhar", concluiu Pâmela.
Secretariado agora está completo
Com o anúncio destes quatro nomes, o prefeito eleito de Torres já definiu as 10 pessoas que chefiarão as pastas da administração municipal. Anteriormente – em outra coletiva de imprensa, realizada no dia 1 ° de novembro – já haviam sido anunciados os seis primeiros secretários do governo Carlos Souza: 1) José Vanderlei Broca – que se mantém na cadeira maior da secretaria de Agricultura e Pesca – onde é o titular do atual governo Nílvia; 2) A contabilista Maria Clarisse Brovedan, que ocupou no governo Nílvia a pasta – não mais existente – de Cultura e Esporte, e agora será secretária da Fazenda; 3) A turismóloga Carla Daitx, que assumiu a secretaria de Turismo; 4) Matheus Junges, que será o secretário de Administração (pasta que já geriu durante o governo Nílvia Pereira); 5) Adriana Amoretti, que será a nova secretária de Saúde; 6) Davino Lopes, atualmente vereador e que será o novo secretário de Obras.
Vale destacar a grande presença feminina a frente das secretarias do novo governo de Torres: São 7 mulheres e 3 homens. Quando questionado o fato da maioria de seu secretariado ser composto por mulheres, Carlos foi pragmático: "O mais importante é que são pessoas competentes e com perfil técnico que estão assumindo. Se levássemos em conta apenas o perfil político, provavelmente teríamos mais homens do que mulheres (no secretariado)".
RESPONDENDO AS PERGUNTAS DA IMPRENSA
Após a apresentação do secretariado, Carlos Souza abriu espaço para perguntas dos representantes da imprensa presentes. Sobre as formas de atrair novos investimentos para Torres, o prefeito eleito disse que é preciso definir regras para o distrito industria da cidade (propondo incentivos fiscais para atrair grandes empresas), e ressaltou que vêm tratando com empresas de logística de transporte de São Paulo que já tem interesse de se instalar em Torres. Mas Carlos destacou a importância de – principalmente – aparelhar o turismo local, citando o exemplo de Gramado, onde as parcerias público-privada alavancaram o turismo para um cenário de destaque nacional e agregaram uma ‘renda extraordinária’. "Penso no turismo como o caminho mais rápido para o desenvolvimento de Torres. Para isso precisamos melhor divulgar a marca de nossa cidade e qualificar o setor".
Quando perguntado sobre que relação seu governo teria com a imprensa, Carlos Souza destacou a importância dos meios de comunicação e disse que seu governo terá uma postura "tranquila para dialogar". Ele explicou que pretende fazer reuniíµes rotineiras com a imprensa para apresentar e debater temas pertinentes da sociedade – alertando ainda para necessidade dos meios de comunicação se aterem em pautas positivas sobre o município.
O prefeito eleito de Torres também salientou o enxugamento da máquina pública municipal (a partir da eliminação de secretarias e diminuição de gastos) , medida que deve gerar economia de cerca de R$ 1,5 milhão anuais aos cofres públicos. "Esta verba poderá ser investido na publicidade e divulgação de Torres, ou na resolução de problemas locais importantes como a criação de creches para atender a demanda".