Após meses de espera, Obras da reforma estão ocorrendo desde o começo de julho, e 30% já estão concluídos
Por Guile Rocha*
______________
Em novembro do ano passado, o jornal A FOLHA anunciou sobre a implantação de uma ciclovia no Parque da Guarita. Além do viés sustentável do ciclismo – em época em que os carros se amontoam por todos os lados – a obra serviria para reformar a via cimentada que é acesso secundário no Parque da Guarita (e que está em péssimas condiçíµes há muitos anos). Porém, a obra – que a princípio estaria pronta já para o veraneio de 2015 – ficou travada junto ao Departamento de Administração do Patrimí´nio do Estado, em decorrência da mudança de governo estadual que aconteceu na passagem de 2014 para 2015 (Saiu Tarso Genro, entrou José Ivo Sartori).
Lembrando que o Parque Estadual José Lutzemberger – conhecido como Parque da Guarita – é propriedade do Estado do Rio Grande da Sul e foi cedido para uso ao Executivo de Torres, que deve solicitar aprovação para executar qualquer ação que envolva o patrimí´nio. E foi apenas em meados de abril o documento que libera a empreitada foi assinado pelo secretário Estadual de Turismo. E agora, desde o começo de julho, finalmente a tão anunciada obra da Ciclovia teve início na Guarita.
A ciclovia que vai circular boa parte do Parque, terá 1.409 metros de extensão. Apesar das constante chuvas, a obra está próxima do cronograma, disse João Peres Scheffer, o responsável pela Construtora íguas Verdes Ltda, que executa a obra. Diariamente, cinco homens trabalham na implantação da ciclovia, recebendo uma média de três caminhíµes diários com oito metros cúbicos de concreto. Mais de 30% do projeto já está concluído. Serão pintadas duas ciclovias com 1,20 m de largura, na cor vermelho – e mais o passeio, com 1,20 de largura.
A previsão de trabalho desta empresa (que é do Passo de Torres) é de 120 dias: ou seja, até o próximo veraneio a obra estará pronta para torrenses e turistas. A ordem de serviço tem o valor de R$ 216,6 mil.
Parque da Guarita deverá ter Wi-Fi e Pórtico
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Roger Maciel, a ciclovia deixará o Parque da Guarita ainda mais atrativo, pois além de melhorar a mobilidade no local, todo o entorno da pista exclusiva para bicicletas será contemplado com bancos e lixeiras. A tão esperada iniciativa representa uma reforma estrutural que facilitará a mobilidade na área. Andar de bicicleta estará mais seguro e autossustentável ", indica Roger, inspecionou o local nesta quarta-feira (29 de julho).
O secretário anuncia ainda que, em breve, o Parque receberá mais melhorias: Será disponibilizada internet Wi-Fi para os visitantes do local, por meio de uma senha divulgada dentro do Parque. Além disso, segundo revelou em janeiro deste ano Luiz Fernando ‘Alemão’ da Silva, agente administrativo da Sec. do Meio Ambiente, um novo pórtico deve ser instalado em breve na entrada do Parque Estadual da Guarita.
E segue em fase de captação de recursos o Museu de Ciências Naturais de Torres – previsto para ser instalado dentro do Parque da Guarita, na estrutura já há alguns anos reformada do antigo restaurante (que havia sido destruído pelo furacão Catarina em 2004).
*Com informaçíµes de Comunicação (Prefeitura de Torres)


